Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Novembro de 2023 @ 07:04

O Rádio Hoje | PNAD do IBGE sugere evolução do rádio para além do receptor tradicional

São Paulo - Diferentes formas de se ouvir uma rádio se proliferam. Pesquisas recentes jogam luz a essa condição e podcast Rádio ON discute o quadro

Publicidade

Alguns números recentes sobre o rádio e a internet no Brasil sugerem que o consumo das emissoras já extrapolou de forma considerável a escuta através do chamado 'receptor tradicional de rádio', ou seja, o famoso 'radinho'. De acordo com a PNAD Contínua do IBGE, o número de domicílios com rádio no Brasil era de 56,5%. Como o FM está embarcado nos mais diversos aparelhos, há um consumo crescente de streaming e a própria PNAD mostra que a internet é usada para consumir rádio, essa percepção de que o rádio segue se adaptando a qualquer novo formato e dispositivo acaba sendo validada por levantamentos como esse do IBGE e, usando dados de consumo das emissoras vindos de pesquisas como Kantar IBOPE Media, o cenário de adaptação do meio fica ainda mais claro. Acompanhe:

Segundo a PNAD de 2022, a Região Sul do país é o local onde se tem mais rádios no domicílio, com 64,8%. Em seguida vem o Sudeste, com 58% das residências tendo pelo menos um rádio, seguido pelo Nordeste com 54,9%, Centro-Oeste com 47,5% e Norte com 46,8%. A média entre as regiões é de 56,5%, sendo que no setor rural 58,2% dos domicílios tinham pelo menos um rádio e no setor urbano a porcentagem foi de 56,3%.

O último episódio do Rádio ON, podcast do tudoradio.com, se debruçou sobre esses números, somando com outras pesquisas que mostram o alcance atual do rádio. No último Inside Áudio 2023, da Kantar IBOPE Media, duas capitais do sul do país (Curitiba e Florianópolis) contam com 83% das pessoas ouvindo rádio todos os meses, números que também são igualados ou superados em praças como Belo Horizonte (Sudeste), Porto Alegre (Sul) e Fortaleza (Nordeste). Os demais alcances também são bem superiores à média de rádios por domicílio indicada pela PNAD.

Ou seja, como o rádio já se espalhou para além do receptor tradicional, a tendência é de que esses números se distanciem. Não é de hoje que o rádio está embarcado nos mais diversos dispositivos, estando também com presença considerável fora das residências, apesar de que, no Brasil, a maior parcela da audiência está concentrada nas casas. A soma de smartphone (FM e/ou streaming), caixas de som inteligentes, dispositivos portáteis diversos com FM embutido, automóveis, entre outros locais e equipamentos, ampliam consideravelmente a penetração do rádio perante a população.

A própria PNAD dá uma dica desse processo: o levantamento do IBGE mostra qual a finalidade de acesso à internet do brasileiro, sendo pessoas de 10 anos de idade ou mais. De todos aqueles que usam a internet, 82,4% dizem que a utilizam para ouvir música, rádio ou podcasts. Esse percentual é ainda maior para a parcela da população usuária de internet que se declara 'estudante', com 89% utilizando-a para ouvir rádio, música ou podcast. Na média da população não estudante, esse percentual cai para 80,7%.

Neste caso, o Rádio On colocou na mesa se é possível questionar se essa parcela de estudantes, geralmente em faixas etárias mais jovens, não seria um sinal de modernização do próprio rádio, que acaba se adaptando bem às opções digitais e é buscado online por essa parcela da população. A própria Kantar também dá uma dica desse processo de modernização do rádio: no Inside Áudio, 76% dos ouvintes reconhecem a modernização do rádio em seus conteúdos e formatos, e 38% afirmam que a opção de ouvir online enriqueceu sua experiência, um aumento em relação aos 30% em 2022.

O Rádio On também destacou como as iniciativas empregadas pelas mais diferentes emissoras nas principais praças do país estão auxiliando diretamente na elevação de seus respectivos alcances e tempo médio de escuta, o que acaba impactando diretamente de forma positiva nos números gerais do rádio no Brasil.

A cada duas semanas, um novo episódio do Rádio ON será lançado no Spotify sempre às quintas-feiras, às 19h00 (horário de Brasília). E no YouTube às 09h00, às sextas-feiras, no canal do tudoradio.com. Ouça o primeiro episódio no player disponível abaixo:


Podcast Rádio On T1 E4 - Entre Lares e Ondas: A Diferença entre Ter um Rádio e Realmente Ouvir Rádio - assista no player acima

+ Clique aqui para acessar a página do podcast Rádio ON no Spotify

Mais dados sobre o Inside Áudio da Kantar IBOPE Media. Veja o que já foi publicado:

-> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
-> Inside Áudio 2023: A resiliência do rádio brasileiro na era digital
-> Inside Audio: Publicidade no rádio e podcast ganham força nas preferências do ouvinte

Rádio ON: Mais episódios:
> T1 E3: Rádio ON: Entendendo as estratégias de digitalização do rádio europeu e seus reflexos
> T1 E2: Radio ON destaca a multifuncionalidade do rádio em cenários de emergência
> T1 E1: Lançado pelo tudoradio.com, podcast Rádio ON aborda discussões atuais sobre a indústria do rádio. Inteligência artificial é o primeiro tema

Tags: rádio digital, PNAD IBGE, consumo de mídia, rádio streaming, tendências em radiodifusão, podcast Rádio ON

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.