Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2023 @ 13:15

O Rádio Hoje | Inside Audio: Publicidade no rádio e podcast ganham força nas preferências do ouvinte

São Paulo – Mais de 50% dos ouvintes prestam mais atenção nos áudios que as emissoras de rádio veiculam

Publicidade

O tudoradio.com segue abordando os resultados do Inside Audio, divulgado na manhã desta quarta-feira (20) pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa também revelou que a publicidade em rádio se mostrou como uma ótima escolha para que as marcas “conversem” com seus ouvintes. Além disso, o podcast de rádio ganhou ainda mais força em relação ao levantamento do ano passado.

O Inside Audio ainda informou que 53% dos ouvintes de rádio, prestam atenção nos áudios que as emissoras transmitem. Entre os formatos de propaganda de áudio mais lembradas pelos ouvintes estão “comerciais no rádio entre as músicas) (50%), “ações publicitárias feitas pelo locutor durante o programa” (27%) e “promoções na programação da rádio” (25%). Esses valores são elevados para a publicidade, independente do formato a ser considerado.

Outro fator importante divulgado no estudo, foi o aumento contínuo da atividade publicitária no meio nos últimos anos. Segundo o Inside Audio, isso se deve devido a alta presença e a confiabilidade que o rádio tem junto à sociedade. Segundo o levantamento, entre janeiro e junho de 2020 e o mesmo período de 2021, houve crescimento de 16%. Entre os primeiros semestres de 2021 e 2022, o aumento foi de 25%.

O Rádio, inclusive, marca presença na estratégia de empresas líderes do mercado. Prova disso é que 99 dos 100 maiores anunciantes do País em 2022 utilizaram o meio em suas campanhas no primeiro semestre de 2023.

Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media

Podcast é um importante canal para o consumo de Rádio

O levantamento Inside Audio também abordou o uso do podcast. Segundo o resultado, 50% dos pesquisados consumiram podcast nos últimos três meses. Isso represente um aumento de 23% em relação ao último ano. Os principais assuntos que foram mais buscados foram Comédia (57%), Música (34%), Notícia e Política (23%) e Esportes (23%).

Giovana Alcântara, diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media, disse que o sucesso do rádio é devido à sua capacidade em se adaptar aos diversos formatos. “O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana.

Pesquisas recentes pelo Mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media

EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos

Alemanha -> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam

França -> Na França, 93% da população ouve rádio todos os meses; o digital está avançando

Reino Unido -> Rajar: 89% da população do Reino Unido ouve rádio semanalmente. Smart speakers avançam

Austrália -> Rádio lidera no consumo de áudio na Austrália; Setor mostra forte capacidade de adaptação e inovação

O Rádio Hoje -> Clique aqui para acompanhar mais pesquisas e levantamentos sobre o rádio

Recomendamos:

Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Kantar IBOPE Media

Tags: Inside Áudio 2023, Kantar IBOPE Media, Audiência do Rádio, Credibilidade do Rádio, Força Publicitária, Tendências de Mídia, Consumo de Áudio no Brasil

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.