Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2023 @ 07:03

Panorama: Rádio Itatiaia e Alvorada avançam em audiência; BHFM e Liberdade ficam próximas em Belo Horizonte

Belo Horizonte - CDL FM também avança em audiência dentro do top 10; a Transamérica aparece no top 10

Publicidade

Belo Horizonte acompanhou na segunda-feira (11) mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na praça, esta que é feita pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM mineiro viu uma leve oscilação negativa em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior, mas obteve avanço no alcance de ouvintes diferentes. E a disputa por posições dentro do top 3 de audiência segue acirrada. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2023):

Movimentação no top 5

A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) foi o principal destaque da mais recente medição de audiência na Grande Belo Horizonte. Isso se deve a mais de um fator: a emissora segue isolada na liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ampliou sua média de ouvintes por minuto em relação à pesquisa anterior e cravou uma alta no alcance máximo, voltando a superar a marca de 1,72 milhão nesse quesito, o que a deixa entre os maiores valores do rádio brasileiro.

Na sequência, houve uma aproximação maior entre as rádios BH FM 102.1 (popular/hits) e Liberdade FM 92.9 (popular/sertaneja), considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No período de segunda a sexta-feira (06h-19h/FM+WEB), há uma inversão entre as duas. Já no alcance, a BH FM tem situação mais confortável, com 1,52 milhão de ouvintes diferentes. Já a Liberdade FM aparece com o quarto maior valor nesse quesito no mercado local, com 1,215 milhão.

A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) foi um dos principais destaques da atual medição ao variar novamente de forma positiva em audiência, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a mantém mais isolada na quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa, além do quinto maior alcance de ouvintes diferentes, se aproximando novamente de 1 milhão nesse quesito.

E a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) segue isolada em quinto lugar geral no ranking FM de audiência, emissora que passou novamente a ocupar o top 3 de alcance máximo na Grande Belo Horizonte, hoje cravando 1,217 milhão de ouvintes diferentes.

Mais destaques

A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Rádio 107 FM 107.5 (religiosa/gospel) consolidada em sua colocação, estando em sexto geral nos principais períodos de audiência. Ela é seguida pela 98 FM 98.3 (jovem/adulto-esportes/rock) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros da medição. Vale ressaltar que a 98.3 FM teve alta no alcance, onde detém o sexto maior valor do mercado mineiro, acima de 647 mil nesse quesito.

Praticamente estável no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) segue em oitavo geral nos principais períodos da medição de audiência, mas viu uma diminuição na distância que a separa da 98 FM. No alcance máximo, a 105.1 FM teve alta e detém o sétimo maior valor, com 457 mil nesse quesito.

A CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) se destacou ao variar de forma positiva na medição de audiência e assegura a nona colocação geral de audiência entre as estações assinantes da pesquisa, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E a Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-pop), que também teve alta de audiência, se destacou ao aparecer no top 10 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 88.7 FM já estava no top 10 de alcance na Grande Belo Horizonte. Na audiência, ela é seguida pela Light FM 103.9 (adulto-contemporâneo) e pela CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes).

Ainda sobre o ranking de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), BandNews FM 89.5 (jornalismo/esportes), Clube FM 96.5 (popular/hits), Rádio Mix FM 90.3 (jovem/adulto-pop) e Inconfidência FM 100.9 (adulto/educativa) aparecem na sequência.

Avanço de posição no top 20:
Transamérica: Subiu de 11º para 10º lugar (avançou 1 posição).
Rádio Mix FM: Subiu de 16º para 15º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 20:
Rádio Itatiaia: Aumento de 4,13% na audiência.
Alvorada FM: Aumento de 6,56% na audiência.
CDL FM: Aumento de 17,15% na audiência.
Transamérica: Aumento de 4,21% na audiência.
CBN: Aumento de 1,48% na audiência.
BandNews FM: Aumento de 12,17% na audiência.
Rádio Mix FM: Aumento de 10,80% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre agosto a outubro / 2023  vs. setembro a novembro / 2023

Veja também:
>
 Panorama: BHFM avança e acirra disputa pela liderança geral; Rádio Itatiaia segue no topo em Belo Horizonte

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


Vista panorâmica da região de Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte / crédito: Depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.