Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2023 @ 14:46

Parahyba FM oficializa sua operação em FM; Rádio Tabajara AM é desligada em João Pessoa (PB)

João Pessoa - Entrada oficial no ar foi realizada nesta segunda-feira (18); Nome Tabajara segue ativa pela 105.5 FM

Publicidade

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) inaugurou ontem (18) a Parahyba FM 103,9, marcando o encerramento das transmissões da histórica Rádio Tabajara AM 1110, também realizado nesta segunda-feira (18). A Tabajara AM, reconhecida como a mais antiga emissora do estado da Paraíba e a décima sétima em atividade no Brasil, era famosa por seus programas de auditório nas décadas de 40, 50 e 60, com artistas nacionais e internacionais. Já a Parahyba FM traz uma grade de formato mais jovem e educativo.

De acordo com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a Parahyba FM surge com uma proposta inovadora, posicionando-se como 'a Rádio do século 21'. Sua programação dinâmica e jovem inclui conteúdos educativos, criativos e debates sobre arte, cultura e entretenimento. A emissora planeja programas semanais com artistas, especialistas e o público, abordando temas como teatro, música, cinema, artes visuais, literatura, cultura geek e música pop.

Além disso, a Parahyba FM apresentará cinco programas autorais, focados em cinema, teatro, literatura, artes plásticas e música. A programação musical promete ser diversificada, abrangendo desde lançamentos contemporâneos até os clássicos. A nova emissora se estabelece como um marco na evolução do consumo de radiodifusão na Paraíba, prometendo uma experiência única aos ouvintes.

A rádio operou em fase de testes nas últimas semanas, com programação em áudio nos dias que antecederam a oficialização no ar, ocorrida nesta segunda-feira (18). Esse processo da Parahyba FM foi acompanhado em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

O nome 'Tabajara' continua ativo pela EPC através da Rádio Tabajara FM 105.5, já operante em João Pessoa. Com a migração para o FM, a antiga Tabajara AM adotou um novo nome.

Migração do AM para o FM

Segundo a EPC, essa transição histórica está alinhada ao decreto Federal 8.139 de 2013, que autoriza as emissoras de onda média (OM) a migrarem para a frequência modulada (FM). Essa mudança responde às demandas do setor de radiodifusão, que enfrentava desafios com a perda de audiência devido à suscetibilidade de interferências no serviço AM, um fenômeno acompanhado pelo tudoradio.com e pelo setor nos últimos anos.

A EPC salienta que a migração AM-FM visa melhorar a qualidade de transmissão e ampliar o acesso à informação. Conforme dados do Ministério das Comunicações, até o início de dezembro de 2023, aproximadamente 67% das rádios AM da Paraíba completaram a transição para FM. Em âmbito nacional, mais de 1.169 rádios já realizaram essa mudança, representando cerca de 70% das migrações planejadas.

Relacionadas:
Parahyba FM pode surgir a partir da próxima semana em João Pessoa (PB)
> Brasil alcança a marca de 1 mil migrantes AM-FM ativas no dial FM, segundo levantamento do tudoradio.com


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Tabajara, Parahyba FM, Rádio, João Pessoa, Migração AM-FM

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.