Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 29 de Dezembro de 2023 @ 15:13

Setores econômicos se mobilizam contra a proposta de reoneração da folha de pagamento pelo governo

Brasília - ABERT emite nota informando sobre a mobilização do setor de comunicação, que é impactado pela iniciativa do Executivo Federal 

Publicidade

A recente publicação da Medida Provisória (MP nº 1202/23) pelo Governo Federal, apresentada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29), propõe uma gradual reoneração da folha de pagamento das empresas. Essa ação surge no contexto da Lei nº 14.784/23, promulgada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que prorrogou até 31 de dezembro de 2027 a desoneração da folha para 17 setores intensivos em mão de obra, incluindo o de radiodifusão. O setor é contra a medida do executivo.

A iniciativa do governo foi prontamente criticada por esses setores, incluindo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), que emitiu nota sobre o caso. Na quinta-feira (28), o Movimento Desonera Brasil, representando os 17 setores que juntos empregam quase 9 milhões de pessoas, expressou preocupação com a "insegurança jurídica" que a medida traz para empresas e trabalhadores, começando já em 2024.

Sob a desoneração da folha, esses setores têm a opção de substituir a contribuição previdenciária padrão de 20% sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia entre 1% e 4,5%. A decisão inicial da presidência da República foi de vetar integralmente a matéria, mas o Congresso Nacional, impulsionado pela mobilização dos setores afetados, derrubou o veto.

Embora a MP entre em vigor imediatamente, as mudanças mais significativas, como a reoneração, só serão aplicadas a partir de abril de 2024. O Congresso tem um prazo de 120 dias para a análise da MP, mas com o recesso parlamentar, este período só começará a contar a partir de fevereiro, e a MP perderá sua eficácia caso não seja votada dentro desse prazo.

Em nota, a ABERT afirma que acompanha de perto esses desenvolvimentos e planeja atuar junto aos parlamentares para garantir a continuidade da lei de desoneração, visando a preservação de milhares de empregos nas emissoras de rádio e TV.

Saiba mais:
> Em sessão conjunta, Congresso Nacional derruba veto e mantém desoneração da folha de pagamento até 2027

Tags: ABERT, folha de pagamento, governo federal, queda de braço, medida contrária, economia

Compartilhe!

Teste
Equipe de jornalismo tudoradio.com

Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:

  • Carlos Massaro – Editor responsável, jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação e radiodifusão. LinkedIn
  • Daniel Starck – Diretor de jornalismo e fundador do portal, com atuação no setor desde 2004. LinkedIn

A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.