Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2024 @ 13:13

O Rádio Hoje | Levantamento mostra crescimento no consumo de rádio com dispositivos inteligentes nos Estados Unidos

São Paulo - Número médio de dispositivos ligados por agregado familiar atingiu 17% no terceiro trimestre de 2023

Publicidade

A empresa internacional de pesquisa de mercado e consultoria Parks Associates revelou novos insights na CES 2024, investigando o crescimento de dispositivos conectados à Internet por domicílio nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, esse aumento do consumo está relacionado ao rádio integrado a dispositivos inteligentes para fazer incursões em casa

Com base em uma pesquisa trimestral com 8 mil residências que utilizam internet nos Estados Unidos, a Parks descobriu que o número médio de dispositivos ligados por agregado familiar atingiu 17% no terceiro trimestre de 2023. Isto foi impulsionado pela posse de smartphones, que agora excede a posse de televisão pela primeira vez. O estudo mostra que 90% dos domicílios possuem smartphone, superando ligeiramente os 88% que possuem TV.

Sobre quem tem televisão em casa, 89% dos domicílios assinam um serviço de streaming de vídeo e 66% dos domicílios possuem uma smart TV. Este último fator é especialmente importante para a rádio, à medida que a audição de áudio aumenta nas televisões ligadas à Internet – quase duplicando desde 2020, de acordo com a Edison Research.

Dobra o consumo de rádio FM/AM via streaming: transformação histórica no mercado

Outro dado importante é que 42% das residências possuem pelo menos um dispositivo doméstico inteligente, que se recuperou após um breve declínio em 2023. As intenções de compra de dispositivos de entretenimento como consoles de jogos, reprodutores de mídia de streaming e fones de ouvido aumentaram, refletindo agora os níveis observados durante a compra pandêmica pico em 2021.

"O áudio é uma parte central da experiência do dispositivo inteligente", como explicou Sarah Lee, analista de pesquisa da Parks Associates, “Eletrônicos de consumo conectados, como fones de ouvido sem fio, tablets e TVs inteligentes, são comuns. Hoje, esses dispositivos são essenciais para fins de entretenimento e comunicações pessoais diárias, que podem incluir escola, trabalho e família. Essa necessidade impulsiona compras contínuas”, comentou Lee.

Relacionadas:
> Radiodifusores apontam otimismo com 2024; Transformação digital e aumento de receitas estão no radar
Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Rádio, levantamento, dispositivo eletrônico, Estado Unidos, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.