Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2024 @ 06:59

Panorama: G FM, Itapoan FM e Salvador FM avançam em audiência; Piatã FM segue no topo em Salvador

Salvador - GFM encosta na líder geral, Itapoan FM se aproxima do top 3 e Salvador FM crava a maior alta percentual da pesquisa. Transamérica entra no top 10 de audiência

Publicidade

O mercado de Salvador começou 2024 com um panorama bastante movimentado no ranking FM de audiência, em pesquisa regular da Kantar IBOPE Media. Os dados são relativos ao último trimestre cheio de 2023 e mostram um acirramento da concorrência por posições importantes, o que deixa o mercado local mais movimentado. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2023):

Mais próximas

As duas rádios donas dos maiores volumes de audiência na Grande Salvador apareceram bem próximas em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com um avanço expressivo de 5,32% em sua média, a G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) voltou a acirrar a disputa pela liderança geral de audiência na capital baiana e em sua região metropolitana. A distância entre a líder e a GFM é a menor já vista nos últimos anos, o que não ocorria de forma mais persistente desde 2020.

Porém, a Piatã FM 94.3 (popular/hits) continua aparecendo na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essa posição é mantida pela estação há mais de 2 anos, com ampliação da vantagem a partir de 2021. E, mesmo quando a concorrência pela liderança estava mais acirrada no primeiro ano da pandemia, ela ocorria em patamar inferior ao que é registrado pela Piatã FM e pela GFM nesta atual medição. Já em alcance, a 94.3 FM detém uma vantagem maior para as demais FMs pesquisadas.

Outro acirramento ocorre para a entrada no top 3 de audiência. A Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue nessa posição de destaque, entre os três maiores volumes do FM da Grande Salvador. Mas um avanço consistente de 5,05% na média da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) diminuiu a distância entre as duas estações, que são consideradas concorrentes diretas, apesar de possuírem diferenças bem marcadas em suas grades/projetos.

Na sequência, a A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) apresentou mais uma variação positiva em seu índice no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e continua isolada no complemento do top 5 nos principais períodos da medição de audiência.

Mais destaques

O novo avanço da Salvador FM 92.3 (popular/hits) foi também um dos principais destaques da atual pesquisa. A rádio cravou a maior alta percentual de audiência do top 10 no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), uma variação positiva de 8,14%. Isso fez a rádio renovar o seu melhor momento no dial baiano, além de aproximar a emissora da Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop), esta que aparece estável e segue em sexto geral.

A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cravando uma leve variação positiva em sua média de audiência. Vale recordar que, se considerada a soma com a audiência que segue em AM 740, a Rádio Sociedade detém o sexto maior valor do mercado no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Com boa alta, a Metrópole FM 101.3 (jornalismo) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), assegurando sua posição dentro do top 10, passando assim a aumentar a distância para as rádios que aparecem na sequência.

Também em crescimento, a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) evolui bem no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e passa a figurar novamente no top 10 de audiência entre as assinantes da pesquisa. A emissora é seguida de perto pela Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional).

Avanço de posição no top 10:
Transamérica: Subiu de 11º para 10º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
GFM: Aumento de 5,32% na audiência.
Itapoan FM: Aumento de 5,05% na audiência.
A Tarde FM: Aumento de 0,27% na audiência.
Salvador FM: Aumento de 8,14% na audiência.
Rádio Sociedade: Aumento de 0,96% na audiência.
Metrópole FM: Aumento de 4,40% na audiência.
Transamérica: Aumento de 4,90% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre setembro a novembro vs. outubro a dezembro / 2023

Veja também:
> Panorama: GFM e A Tarde FM avançam em audiência; Piatã FM segue líder isolada em Salvador

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Vista para a região do Elevador Lacerda, em Salvador / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.