Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 @ 17:16

Ministério das Comunicações deve apresentar projeto de lei para taxar as big techs e financiar inclusão digital

Brasília - Ministro Juscelino Filho fez o anúncio durante o Mobile World Congress (MWC) 2024, em Barcelona

Publicidade

O Ministério das Comunicações divulgou que deve apresentar projeto de lei para taxar as big techs e financiar inclusão digital. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante o Mobile World Congress (MWC) 2024, em Barcelona, que pretende apresentar até junho um projeto de lei com a proposta de taxação de grandes plataformas de internet para financiar ações de inclusão digital no Brasil.

Segundo o Juscelino, a ideia é taxar as empresas que controlam as redes sociais para financiar a inclusão digital. “Vamos trabalhar para encaminhar o projeto de lei para o Congresso até o fim do primeiro semestre. É o momento das gigantes da tecnologia serem chamadas a contribuir de forma mais efetiva com a ampliação da conectividade. É um dever social dessas empresas. Com a união de esforços e a participação das big techs, temos uma oportunidade única de revolucionar a inclusão digital no mundo como um todo e levar internet aos mais pobres, às comunidades ainda sem conexão e diminuir as desigualdades sociais”, disse Juscelino.

A proposta está em estudo pelo Ministério das Comunicações e será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para poder ser encaminhada ao Congresso Nacional. “Precisamos avançar com esse tema no Brasil e defendo que os recursos arrecadados sejam revertidos para a expansão e melhoria da rede de telecomunicações e programas que visem a inclusão digital”, afirmou.

O ministro explica que as big techs são responsáveis por um uso massivo da infraestrutura de telecomunicações do país, mas sem dar a contrapartida necessária, e defende o engajamento dessas empresas no tema, pois elas também serão beneficiadas com a expansão das redes no Brasil. Segundo o ministro, a proposta será elaborada com as diversas partes envolvidas no tema. 

Juscelino Filho ressaltou que vai abrir diálogo com toda a sociedade. “É preciso envolver todos para construir uma proposta democrática e que atenda aos interesses da população para levar internet onde ainda não tem e incluir digitalmente mais os brasileiros e brasileiras, em especial, os mais pobres”, afirmou.


Ministro das Comunicações Juscelino Filho - Foto: Kayo Sousa/MCom

O ministro representou o governo brasileiro no Mobile World Congress (MWC) 2024, que é considerado o maior evento de conectividade do mundo, com a presença de grandes plataformas, operadoras de telecomunicações, fabricantes, fornecedores e de governos e associações do setor de todo o mundo. Durante o evento, ele teve reuniões com executivos de grandes empresas do setor, como Google e Amazon, além de fabricantes - como Ericsson, Huawei, Starlink, Hispasat, Juganu, Hughes e Nokia - e operadoras - Telecom Italia.

Além disso, Juscelino defende que o assunto seja debatido separadamente da proposta de responsabilização por conteúdos que propagam desinformação, cujo texto está em discussão no Congresso Nacional. Dessa forma, acredita que o tema seja melhor recebido e compreendido pelos envolvidos.

O MWC é promovido pela GSM Association (GSMA), organização do setor que representa os interesses de mais de 1,1 mil operadoras e empresas ligadas à conectividade em todo o planeta, e recebe mais de 1.050 especialistas de 168 países.

Com informações da ASCOM | Ministério das Comunicações

Tags: Rádio, Ministério das Comunicações, Big Techs, taxação, Brasília, redes sociais

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.