Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 25 de Março de 2024 @ 07:02

Panorama: Rádio Gaúcha completa 9 anos como líder de audiência em Porto Alegre; Atlântida e Rádio 92 avançam

Porto Alegre - Antena 1 segue em ascensão e ganha mais uma posição; a Rádio 102.3 FM está mais próxima do top 5 de audiência e Rádio Grenal retorna para o top 10

Publicidade

Com a maioria das estações principais apresentando variações positivas de audiência, Porto Alegre viu um cenário positivo na corrida pela audiência. O grande destaque da pesquisa atual realizada pela Kantar IBOPE Media foi a marca de 9 anos ininterruptos da Rádio Gaúcha como atual líder de audiência ocupando essa condição na capital gaúcha e em sua região metropolitana. E o top 3 parece consolidado em Porto Alegre. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2023 a fevereiro de 2024):

9 anos no topo e top 3 consolidado

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) alcançou a expressiva marca de nove anos consecutivos e ininterruptos como líder geral de audiência na Grande Porto Alegre. Isso a mantém como uma das lideranças mais longevas do FM brasileiro, e a rádio é dona do atual período mais longo de forma ininterrupta no topo entre as 13 praças analisadas pela Kantar IBOPE Media, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ao variar 1,89% para cima na média atual de audiência e com a diferença grande para as demais FMs medidas na Grande Porto Alegre, a Rádio Gaúcha não dá sinais ao mercado de que perderá essa posição de destaque tão cedo.

Outra emissora que está consolidada em sua condição é a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), que apareceu pela 18ª pesquisa consecutiva como vice-líder geral de audiência na Grande Porto Alegre. Atualmente, a emissora parece ainda mais segura nesta condição de destaque, variando positivamente 1,32% na comparação com a pesquisa anterior. Em resumo: a Atlântida está cada vez mais perto de alcançar a marca de 2 anos ininterruptos como vice-líder geral de audiência.

E a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) acompanhou o movimento positivo das líderes e cresceu 1,01% na comparação com a pesquisa anterior. Isso a garantiu pela décima vez consecutiva no top 3 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma condição mais segura na posição na comparação com a medição anterior, quando houve uma maior aproximação de concorrentes.

Vale lembrar que são 10 meses consecutivos com o top 3 de audiência da Grande Porto Alegre sendo ocupado por rádios controladas pelo Grupo RBS, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Top 5 mais movimentado

A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com uma disputa maior pelo top 5 de audiência. A Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) manteve a posição conquistada a partir da medição anterior, mas viu uma aproximação da Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo), emissora que teve um avanço de 1,54% na audiência. A diferença entre as duas FMs é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto.

Outra emissora que se destacou foi a 104 FM 104.1 (popular/hits), que teve uma leve variação positiva de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se mantém próxima da disputa por uma colocação no top 5 de audiência.

E com um aumento de 2,32%, a Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) diminuiu novamente a distância que a separa da briga pelo top 5 de audiência em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A diferença da 102.3 para a 104 FM é inferior a 2 mil ouvintes na média por minuto.

Mais destaques

A Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) segue em ascensão na Grande Porto Alegre. A emissora apresentou mais uma variação positiva de audiência, o que a fez avançar mais uma colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale recordar que a 89.3 FM havia retornado ao top 10 de audiência na pesquisa passada, quando saltou três posições em períodos gerais. A Antena 1 é acompanhada de perto pela Rádio 88.7 FM 88.7 (popular/hits).

Também é destaque o avanço da Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), que cravou a maior alta percentual de audiência entre as 10 primeiras colocadas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a rádio retornasse ao top 10 de audiência na Grande Porto Alegre, agora seguida de perto pela Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop) e Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo).

A Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) manteve sua colocação em filtros gerais, mas se destacou com um forte avanço percentual de 14,01% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), movimento que também foi acompanhado pelas emissoras que aparecem a seguir no ranking FM. A Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) cresceu 12,26% e segue próxima da 104.9 FM. 

E a Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) retornou ao top 15 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao variar 11,96%.

Revisão das estimativas populacionais

Vale recordar que, em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico). Porto Alegre foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio.

Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Avanços de posição no top 10:
Antena 1: Subiu de 9º para 8º lugar (avançou 1 posição).
Rádio Grenal: Subiu de 12º para 10º lugar (avançou 2 posições).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
Rádio Gaúcha:: Aumento de 1,89% na audiência.
Atlântida FM: Aumento de 1,32% na audiência.
Rádio 92 FM: Aumento de 1,01% na audiência.
Continental FM: Aumento de 1,54% na audiência.
Rádio 102.3 FM: Aumento de 2,32% na audiência.
Antena 1: Aumento de 2,32% na audiência.
Rádio Grenal: Aumento de 5,88% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre novembro/2023 a janeiro/2024 vs. dezembro/2023 a fevereiro/2024.

Panorama anterior:
> Panorama: Rádio Gaúcha segue líder isolada em Porto Alegre; Atlântida e Rádio 92 completam o top 3 de audiência; Antena 1 cresce

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre. 

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista panorâmica a partir do centro da capital gaúcha / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.