Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 08 de Abril de 2024 @ 07:04

Painéis do NAB Show 2024 exploram o impacto da IA no entretenimento; Expansão do 5G está no foco

São Paulo - Coletivo para desenvolvimento e aprimoramento do 5G será anunciado durante o NAB Show; Inteligência Artificial está como destaque do congresso

Publicidade

O NAB Show 2024 em Las Vegas afirma em sua comunicação que continuará a ser o epicentro das inovações em radiodifusão, reunindo líderes da indústria para discutir os avanços da inteligência artificial no entretenimento e mídia. Durante o evento, que ocorre de 13 a 17 de abril, destacam-se painéis que exploram a integração da IA com as tecnologias de produção ao vivo baseadas em nuvem. Também é destaque a criação de um coletivo sem fins lucrativos para a implantação e aprimoramento do 5G ao redor do mundo. Vale recordar que o tudoradio.com cobrirá o evento direto dos EUA.

De acordo com os organizadores, um dos pontos altos do evento será o painel moderado por Kaylee Hartung, conhecida por seu trabalho como narradora do Thursday Night Football. Ela estará à frente de uma discussão com Matt Wood, vice-presidente de produtos de IA da Amazon Web Services (AWS), Aaron Amendolia, vice-presidente adjunto de TI da NFL, Scott Gutterman, vice-presidente sênior de operações digitais da PGA TOUR, e Julie Souza, líder global de desenvolvimento de negócios estratégicos na área de esportes da AWS. O painel abordará as aplicações práticas da IA e sua intersecção com inovações de produção ao vivo na nuvem.

+ Agenda do Rádio no Broadcast District do NAB Show 2024: confira o que o tudoradio.com irá explorar

Além disso, Matt Cimaglia, cofundador e CEO da Alteon.io, participará do painel "Empoderando a Colaboração Criativa: O Futuro da Produção e Pós-produção". Este segmento promete uma exploração interativa dos desafios e soluções no front da criação de mídia, tocando em temas como a proveniência de conteúdo, IA generativa e as expansões possibilitadas pelo uso de computação quântica.

Este ano, o NAB Show também foca em sustentabilidade, com um painel exclusivo sobre a produção da série "True Detective Night Country". Liderados por Mari Jo Winkler-Ioffreda, produtora executiva, os participantes discutirão métodos inovadores para promover a sustentabilidade na produção de mídia, desde o uso de energia renovável até iniciativas de redução de resíduos.

Coletivo de implantação do 5G ao redor do mundo 

O NAB Show 2024 também será palco para o anúncio da criação do 5G Broadcast Collective, uma nova organização sem fins lucrativos destinada a fomentar a adoção da tecnologia de transmissão 5G ao redor do mundo. Esta tecnologia inovadora possibilita que as emissoras de televisão e também de rádio transmitam diretamente para dispositivos móveis, operando de forma independente de outras conexões como celular, satélite ou Wi-Fi. 

Nos Estados Unidos, a implementação do 5G Broadcast pode ser realizada com a simples troca de um excitador por outro compatível com 5G, além de um modulador e software específicos, mantendo o transmissor e antena já existentes. Em outras regiões, essa tecnologia pode ser integrada a padrões como ISDB e DVB-T2, e estudos estão sendo conduzidos para sua compatibilidade com o ATSC 3.0 nos EUA.

O primeiro teste de sucesso dessa tecnologia foi conduzido em Boston pela XGN na estação WWOO de Milachi Media, onde foi possível transmitir um canal de streaming e enviar alertas de emergência para smartphones em meio segundo. A eficácia da transmissão foi comprovada com a entrega de um sinal de 1080p a uma televisão de 65 polegadas a uma taxa de apenas 800 kbps, utilizando processamento Ateme. O sucesso desse teste levou a FCC a emitir licenças experimentais adicionais para novos testes em Stamford, Washington DC, e Las Vegas. 

O 5G Broadcast Collective continuará a promover esta tecnologia com demonstrações ao vivo no estande da XGN durante o NAB Show (W3849, West Hall, LVCC), prevendo-se que o software necessário para a recepção de transmissões 5G em smartphones esteja disponível globalmente em 2025.

A cobertura do tudoradio.com do NAB Show 2024 tem o apoio da Cross Host (empresa especializada em transmissão de rádios e eventos em ambientes digitais), da Cadena (especializada em automatização e gerenciamento de emissoras), do Rádio Conteúdo (produtora de conteúdo que atende emissoras de norte a sul do país, entregando soluções digitais em áudio e vídeo) e da Mentoria Cristiano Stuani (especializada nas áreas artística, comercial e de tecnologia para rádios). O NAB Show 2024 ocorre de 13 a 17 de abril, no Las Vegas Convention Center.

+ NAB Show 2024 vai destacar temas como uso de IA pelo rádio, carros conectados e geração de novas receitas

Mais NAB Show: 

> NAB Show 2024: Confira aqui a pré-cobertura do congresso e da feira

> Veja aqui como foi a cobertura do tudoradio.com no NAB Show 2023

Tags: Rádio, IA, NAB Show 2024, cobertura, inteligência artificial, Estados Unidos, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.