Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024 @ 07:02

Tendências | Alexa em alta: uso da smart speaker da Amazon no Brasil cresce 50% em 2023

São Paulo - Dispositivo é considerado um aliado para a manutenção e ampliação da audiência de rádio nas residências

Publicidade

Os dispositivos de áudio e vídeo inteligentes da Amazon estão ganhando popularidade entre os brasileiros. Esta tendência é embasada por um aumento de 50% no uso da Alexa no Brasil em 2023, conforme uma reportagem recente da Forbes. Esse crescimento, comparado ao ano anterior, é reforçado por vários outros dados, incluindo relatos de estações de rádio que apontam que até metade da audiência de seus streamings de áudio provém do dispositivo da Amazon. De fato, as smart speakers são vistas cada vez mais como elementos cruciais para manter ou aumentar a audiência de rádio em casa.

De acordo com dados da Forbes, os clientes brasileiros utilizaram o sistema de voz da Alexa mais de 2 bilhões de vezes. As skills relacionadas a rádios são essenciais para o ecossistema, figurando frequentemente entre as mais ativadas. Vale destacar que o tudoradio.com está presente no dispositivo desde 2022, com uma skill que permite acesso ao agregador de rádios ao vivo do portal e memoriza a última rádio ouvida pelo usuário, permitindo retomar rapidamente a escuta com um simples comando.

A matéria da Forbes também destaca que os clientes da Amazon ativaram mais de 17 milhões de dispositivos de casa inteligente compatíveis com Alexa em 2023. O mercado oferece mais de 800 opções de dispositivos que funcionam com Alexa, fabricados por marcas como Elgin, Geonav, Intelbras, Multi, Philips Hue, Positivo, Samsung, Steck, entre outras.

Em conversas com diretores artísticos de diversas emissoras de rádio do país e com executivos de empresas nacionais de streaming, foi compartilhado com o tudoradio.com que a Alexa representa entre 35% a 50% do total da audiência de áudio digital ao vivo de várias rádios. À medida que a linha Echo e concorrentes, como o Google, expandem, aumenta o número de ouvintes via streamings originados de smart speakers.

Durante o NAB Show 2024, realizado em abril passado, uma nova edição da pesquisa Share of Ear, da Edison Research, revelou que dispositivos que incluem a Alexa já correspondem a 3% do total de audiência de rádio nos Estados Unidos — considerando todas as maneiras de ouvir uma emissora, incluindo o dial. Este cenário é ainda mais significativo na Europa, especialmente no Reino Unido, onde as smart speakers já representam 20% do total de tempo dedicado às emissoras de rádio.

+ Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras


Capa da skill do tudoradio.com na Amazon Alexa, função ligada ao agregador de rádios ao vivo do portal

Recomendamos:
Amazon apresenta nova assistente de voz Alexa alimentada por IA
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Alexa, Amazon, smart speakers, caixas de som inteligentes, rádio, streaming, áudio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.