Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2023 @ 06:58

O Rádio Hoje | Rádio é ouvido por 88% da população do Reino Unido; DAB+ e Streaming impulsionam o consumo, diz Rajar

São Paulo - 49.5 milhões de pessoas ouvem rádio semanalmente. Maior parcela de audiência vem das residências

Publicidade

O rádio do Reino Unido é talvez o maior exemplo de adaptação do meio às novas tecnologias e mudanças nos hábitos de consumo de uma população cada vez mais conectada. Ao longo dos últimos anos, o consumo das estações de lá sofreu poucas alterações, oscilando sempre entre 87% a 89% desta região europeia ouvindo rádio semanalmente. No entanto, analisando alguns recortes, é possível identificar mudanças: as rádios comerciais superaram as públicas em audiência, o digital avança, com 76% da população do Reino Unido ouvindo rádio via DAB+ ou streaming. Ao todo, são 49,5 milhões de pessoas sintonizadas no rádio, representando 88% da população adulta, conforme os recentes resultados do RAJAR para o 3º trimestre de 2023.

A cada nova pesquisa, o digital avança, sendo representado tanto pelo rádio via ondas terrestres (rádio digital DAB+) quanto pelo streaming de áudio das estações. Nesse contexto, 76% da população consome rádio por meios digitais, um aumento em relação aos 74% da pesquisa anterior.

A combinação “streaming e DAB+” tem rejuvenescido o setor, mantendo esses números elevados de consumo. O DAB+ é predominante nas residências e, principalmente, nos deslocamentos, favorecido por sua presença em veículos. O streaming de áudio também desempenha um papel importante nos trajetos e deve se expandir com soluções de rádio híbrido, mas é essencial para a presença marcante do rádio britânico nas casas.

Em suma, o DAB+ corresponde sozinho a 42% da audiência total de rádio no Reino Unido, seguido por 30% do FM/AM analógico, 24% para streaming de áudio e 4% para DTV. Quanto ao áudio digital, esses 24% dividem-se da seguinte forma: 14% do consumo provém de smart speakers e 10% de sites e aplicativos móveis. Vale ressaltar que o DAB+ superou o AM/FM analógico em consumo pela primeira vez no último trimestre de 2019.

O tempo médio de consumo de rádio cresceu em relação à pesquisa anterior, passando de 20,3 horas semanais para 20,5 horas, conforme a RAJAR. Em termos de tempo, o DAB+ representa 60% do consumo total de rádio por plataformas digitais no Reino Unido. As smart speakers, como Alexa e Google, representam 20% das horas consumidas por dispositivos digitais.

Além disso, 63% dos proprietários de smart speakers usam-nos para ouvir rádio ao vivo, e 33% deste grupo sintoniza suas emissoras favoritas diariamente através do aparelho.

Diferentemente dos Estados Unidos, mas de forma semelhante ao Brasil, a maior parte da audiência de rádio provém das residências, representando 61% do consumo total. 25% ocorre em carros, vans e outros meios de transporte, enquanto 14% acontece no trabalho e em outros locais.


Variação do alcance semanal do rádio no Reino Unido ao longo dos últimos anos / RAJAR

O mercado por estações

Quanto ao mercado por estação, uma reportagem da RadioToday, baseada nos dados mais recentes da RAJAR, indica que a quota de escuta da rádio comercial superou novamente a BBC, alcançando 54,1%, um aumento em relação aos 50,9% no mesmo período de 2022. A reportagem destaca uma contínua mudança nos hábitos de escuta em direção a formatos online e digitais. Mais da metade de toda a escuta de rádio online, 24,2%, agora acontece através de dispositivos de assistente virtual, um acréscimo em relação aos 23,6% do ano anterior.

Em Londres, um dos maiores mercados de rádio globalmente, as cinco principais estações comerciais, com base em alcance semanal, são: Heart FM (2 milhões), Capital (1,8m), Magic (1,5m), LBC (1,3m) e Greatest Hits Radio (1,1m). Para ilustrar, a Heart contava com 1,8 milhão no levantamento anterior, a Capital com 1,6 milhão, e a Greatest Hits Radio tinha menos de 1 milhão de ouvintes semanais.

Em nível nacional, a RadioToday realça o desempenho da Greatest Hits Radio, que teve um aumento significativo em sua audiência neste trimestre, com mais de 50 estações registrando crescimento. A rede GHR ampliou seu alcance para 6,7 milhões de ouvintes semanais.

Por outro lado, a BBC Radio 2 manteve sua audiência, permanecendo como a estação mais ouvida no Reino Unido, com 13,4 milhões de ouvintes em toda a região, abrangendo todas as estações da marca pública.

Dentro da rede de estações da BBC, 17 experimentaram crescimento na audiência, enquanto 26 tiveram queda. A rede Smooth Radio, por sua vez, fortaleceu sua posição, com duas estações ultrapassando a marca de um milhão de ouvintes.

Os dados da RAJAR (Radio Joint Audience Research) são relacionados ao 3º trimestre de 2023 e consideram pessoas com 15 anos ou mais, residentes no Reino Unido. Veja o infográfico completo no final desta matéria.

Levantamento anterior:
> Rajar: 89% da população do Reino Unido ouve rádio semanalmente. Smart speakers avançam

Pesquisas mais recentes pelo mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Alemanha -> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
França -> Na França, 93% da população ouve rádio todos os meses; o digital está avançando
Austrália -> Rádio lidera no consumo de áudio na Austrália; Setor mostra forte capacidade de adaptação e inovação

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Infográfico com os principais dados da pesquisa RAJAR - 3º trimestre de 2023

Com informações da RAJAR e do portal RadioToday.UK. Colaboração de David Duck

Tags: Audiência, Rádio, Reino Unido, Rajar, Inglaterra, FM, streaming, DAB, rádio digital, smart speakers

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.