Quinta-Feira, 13 de Junho de 2024 @ 07:04
São Paulo - Rádio é essencial para usuários intensivos e leves de outras mídias, reforçando a característica de consumo multiplataforma do meio
A Katz, em sua última análise dos dados da Nielsen Scarborough sobre o mercado dos EUA, destacou a relevância do rádio entre adultos de 25 a 54 anos, abrangendo Millennials, Geração X e até a Geração Z. O estudo evidencia como o rádio se mantém essencial, independentemente do consumo de outras mídias como televisão e internet. Os dados colaboram com a percepção de consumo multiplataforma do conteúdo de rádio, que pode ocorrer em diferentes atividades do dia a dia das pessoas, além de também acontecer em diversos dispositivos.
Conforme o relatório Scarborough, 91% dos adultos de 25 a 54 anos são alcançados pelo rádio semanalmente, com uma média diária de 1 hora e 12 minutos dedicados ao meio nos Estados Unidos. Mesmo entre os maiores consumidores de internet e televisão, o rádio mantém uma forte presença. A pesquisa mostra que 9 em cada 10 indivíduos desse grupo são atingidos pelo rádio, sem reduzir o tempo destinado a outras mídias. Super usuários de TV e internet continuam a consumir rádio em níveis comparáveis à média geral.
No recorte desses grupos, o rádio alcança 90% dos usuários intensivos de internet e 93% dos usuários intensivos de TV, considerando o grupo de adultos que estão entre os 25 e 54 anos, nos Estados Unidos, dados de 2023.
Já no outro extremo, o rádio também se destaca entre os consumidores menos engajados de internet e televisão. Metade dos adultos de 25 a 54 anos consome menos de 15 minutos de TV por dia, enquanto um terço passa apenas 3 horas e 16 minutos semanais na internet. Para essas audiências, o rádio preenche uma lacuna significativa, alcançando 91% dos usuários leves de internet e 89% dos telespectadores leves. Esses grupos, pouco expostos a campanhas publicitárias em outras plataformas, dedicam ao rádio um tempo semelhante à média geral.
De acordo com o relatório publicado pela Katz, a versatilidade do rádio, que também pode ser consumido em locais e situações onde a TV e a internet não chegam, como no carro ou no trabalho, reforça sua importância. Independentemente do uso de outras mídias, o rádio continua a ocupar um espaço significativo na vida dos consumidores de 25 a 54 anos, demonstrando seu papel insubstituível no panorama midiático atual.
Fonte: Scarborough USA+ 2023 R2 Total, Adultos de 25 a 54 anos.
A Katz Radio Group é uma das principais empresas de representação de rádio nos Estados Unidos. A empresa atua como intermediária entre emissoras de rádio e anunciantes. Já a Nielsen Scarborough é uma divisão da Nielsen, uma empresa global de medição e análise de dados, que se especializa em pesquisas de mercado e audiência. A Nielsen Scarborough é responsável por estudos detalhados sobre os comportamentos, preferências e hábitos de consumo de mídia e produtos dos consumidores.
Relacionadas:
> Share of Ear indica liderança do rádio entre todas os formatos de áudio nos Estados Unidos
> Rádio mostra resiliência em seu consumo; Techsurvey 2024 aponta desafios para o meio
> Pesquisa Nacional de Audição de Rádio 2023 aponta que 69% ouvem rádio de forma tradicional nos Estados Unidos
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações da Katz Radio Group e da Nielsen Scarborough
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.