Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024 @ 07:02
São Paulo - Gravadoras e artistas estão preferindo versões ao vivo para execução no rádio e em outros players, fato que impacta diretamente os formatos populares de estações
A Crowley Broadcast Analysis divulgou, neste final de semana, o seu ranking das 100 músicas mais tocadas no primeiro semestre de 2024 pelas rádios brasileiras, que estão dentro do escopo de aferição. E algo tem chamado a atenção de muitos analistas e diretores artísticos: a predominância de músicas em "versão ao vivo", ou seja, gravações feitas em shows, prática comum do gênero musical que tem sido dominante nesse tipo de parada: o sertanejo. Das 100 músicas ranqueadas, 70 delas são versões ao vivo, que impactam diretamente na grade das estações de formato popular/hits e popular/sertanejo, geralmente detentoras dos maiores alcances e audiências do FM brasileiro.
O fato chama a atenção pois existe uma dúvida no setor se o excesso de músicas em formato ao vivo (não de estúdio) pode estar impactando diretamente no tempo médio das estações de rádio populares. Essa proporção de 70 das 100 músicas mais executadas serem ao vivo já aparecia no Top 100 da Crowley relacionado ao ano de 2023. E das 30 músicas não indicadas como gravações ao vivo que estão no ranking divulgado agora, cinco são internacionais (todas versão de estúdio), sobrando 25 canções nacionais que não estão indicadas como "Live" no ranking.
O artista com mais execuções nas rádios, segundo aferição da Crowley, foi novamente o sertanejo Gusttavo Lima, com a música "Relação Errada", versão ao vivo com participação da dupla Bruno & Marrone, da gravadora Sony Music, com 53.346 execuções no período analisado. Lima também já detinha a liderança no ranking da Crowley com o Top 100 de 2023, com a música “Desejo Imortal (It Must Have Been Love)”.
Os artistas que mais se destacam em quantidade de produções presentes no ranking são Guilherme & Benuto, Simone Mendes e Zé Neto & Cristiano, cada um com três músicas na lista. Em seguida, Gusttavo Lima, Hugo & Guilherme, Israel & Rodolffo, Pedro Paulo & Alex e Bruno Rosa aparecem com duas músicas cada. E "Flowers", da Miley Cyrus, continua sendo a música internacional mais tocada, na 75ª posição.
No ranking, entre as gravadoras, produções indicadas como independentes lideram com 31 músicas, seguidas por Som Livre com 15 músicas, Sony Music com 14, Universal com 13 e Virgin Music com 9.
O universo auditado pela Crowley engloba grandes rádios musicais de capitais, majoritariamente de perfil popular, mas também inclui representantes dos formatos jovem/pop, jovem/hits, jovem/adulto-pop e adulto-contemporâneo, estendendo-se a grandes centros populacionais do interior e a cidades menores. No total, são 16 estados monitorados, das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Segundo a empresa, o ranking é denominado “TOP 100 The Crowley 2024 Semestral Official”, exibindo o “chart de execuções com o rankeamento das 100 músicas mais executadas no Brasil, no período de 01/01/2024 a 30/06/2024”, por meio da plataforma MusicMedia, especializada em tal aferição.
+ Confira aqui a lista completa do TOP 100 The Crowley 2024 Semestral Official
+ Crowley divulga lista das músicas mais tocadas no rádio em 2023; Sertanejo domina o ranking
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Imagem ilustrativa/ Biblioteca do Canva
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.