Sexta-Feira, 12 de Julho de 2024 @ 19:02
Curitiba - Rádio católica terá mais duas FMs, uma na capital paranaense e a outra nos Campos Gerais; Medeiros, diretor da rádio, completa hoje 40 anos de trajetória no meio
Hoje, Marcelo Medeiros, atual diretor da Rede de Rádios Evangelizar FM 99.5 e demais emissoras da rede que estão sediadas em Curitiba, completa 40 anos de uma carreira com passagens por diferentes projetos no rádio brasileiro. Com uma trajetória que começou na rádio Antena 1 em São Paulo, ao comemorar 40 anos de carreira, Medeiros compartilha destaques sobre sua carreira, a expansão das emissoras da Evangelizar e suas visões para o futuro do rádio. De acordo com o profissional, a Evangelizar vai contar com uma nova FM nos Campos Gerais e outra na Grande Curitiba.
A Rede Evangelizar está em expansão, com a migração de duas novas frequências AM para FM. "Com a migração das AMs, teremos mais duas emissoras: no dia 30, a 103.1 FM para os Campos Gerais, e a migrante AM 1060 passará a operar em Curitiba e região no dial FM 90.7. Em setembro, mais novidades," anuncia Marcelo.
No caso da 103.1 FM, trata-se de uma ampliação do porte técnico da antiga Evangelizar FM 90.9 da Lapa, que recebeu autorização para mudança de canal e irá reforçar a cobertura do projeto no interior do Paraná e também no planalto norte catarinense. Já a 90.7 FM, também autorizada, chegou a fazer testes de sinal do mês passado e deverá retornar ao ar em definitivo.
Trajetória de Medeiros
"Minha carreira tem o perfume inesquecível do meu primeiro estúdio. Foi na rádio Antena 1 de São Paulo, onde ídolos comunicavam ao meu lado. O diretor geral, Reinaldo Toledo (em memória), tornou-se um mentor, amigo, orientador e confiou em mim como programador musical. Ele também criou a Rádio Mundial AM Stereo do Rio de Janeiro, uma referência até hoje. Outra mestra foi Heloísa Hum, que me incentivou a comunicar e gravar publicidade. Minha carreira hoje no rádio é um amor maduro e cheio de desafios, repleta de oportunidades com o tsunami que é a Inteligência Artificial. Nela estou debruçado e avançando," relata Medeiros.
Em 2016, após quase três décadas trabalhando nas emissoras Caiobá FM, Difusora e Ouro Verde Easy em Curitiba, Marcelo foi convidado a dirigir e implantar conceitos estratégicos na Rede Evangelizar de Rádios, liderada pelo Padre Reginaldo Manzotti. "Precisamos de emissoras mais criativas, e rádio é rádio, independentemente dos segmentos. Trouxe minhas experiências do rádio no Brasil e dos cinco anos que estive nos Estados Unidos para as emissoras da Associação Evangelizar. Aqui, encontrei mais propósito e mais amor. Implantamos o conceito de emissora católica pop" destaca Marcelo.
Marcelo Medeiros se diz otimista com o futuro do rádio. "O rádio chega onde a palavra não alcança. Hoje estamos vivendo apenas o início, o princípio do começo da nova era do rádio com a velocidade da Inteligência Artificial. Quanto mais estudo, mais vibro com as inúmeras possibilidades da I.A para o rádio do futuro. Ela jamais substituirá os humanos, mas nós devolveremos mais humanidade à I.A. O futuro do rádio é elevar o nível e os conceitos com uma imensidão de possibilidades criativas," destaca.
"Eu mesmo tenho como meta criar uma rádio para o grupo com 70% de inteligência artificial. Vejo duas personalidades que olham para o rádio hoje e procuro treiná-las com argumentos sólidos: os otimistas e entusiasmados e os apocalípticos que seguem a frase histórica 'o rádio vai acabar'. O rádio será a praia com o tsunami da inteligência varrendo tudo e todos que ficarem observando o fenômeno do rádio," conclui Medeiros.