Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 19 de Julho de 2024 @ 15:18

Presidente do SindiRádio ressalta a credibilidade do rádio e TV para as eleições 2024

Porto Alegre – Segundo Melão, radiodifusão é considerada a fonte mais confiável de informações

Publicidade

O presidente do SindiRádio (Sindicato das empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul), Roberto Cervo Melão, ressaltou a relevância do rádio e TV para as eleições 2024. O dado veio de uma pesquisa americana, levando em conta notícias referentes às eleições. Segundo Melão, em ano de pleito eleitoral no Brasil, a tendência é de rádio e tv aberta serem os meios mais buscados para informações com credibilidade. 86% dos brasileiros dizem confiar na mídia tradicional.

Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Swing State Project, 56% dos entrevistados nos Estados Unidos consideram o rádio a fonte mais confiável para informações sobre as eleições, superando jornais (50%), podcasts (38%) e redes sociais (25%). Melão, ressalta a relevância desses dados para o contexto brasileiro, especialmente com a proximidade das eleições. “O rádio e a TV aberta são pilares da comunicação confiável, fundamentais para a democracia e para o exercício da cidadania. A confiança depositada pelo público reflete o comprometimento dos profissionais da radiodifusão com a veracidade e a imparcialidade das informações”, afirma Melão.

Durante as recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a importância do rádio foi ainda mais evidente. Em muitas regiões, o rádio de pilha foi o único meio de comunicação disponível, garantindo que informações fundamentais chegassem às pessoas, mesmo onde a luz e o sinal de internet haviam sido interrompidos. "Essa capacidade de superar barreiras tecnológicas e geográficas mostra o valor incomparável do rádio", acrescenta Melão.

Além disso, um levantamento realizado pela Statista, renomada empresa alemã de estatísticas, destaca que o Brasil está entre os países que menos desconfiam da mídia. Conforme a pesquisa, 86% dos entrevistados afirmam confiar na mídia tradicional brasileira. “Esse índice reflete a credibilidade conquistada pelos veículos de comunicação ao longo dos anos”, destaca Melão.

“Nesse contexto, o compromisso do SindiRádio é continuar auxiliando para uma radiodifusão de qualidade, que atenda às necessidades informativas e de segurança da população", conclui o presidente do SindiRádio.


Foto: Reprodução

O tudoradio.com publicou uma nova pesquisa do Katz Radio Group, que revelou que o rádio tradicional é considerado o meio de comunicação de massa mais confiável nos Estados Unidos. O estudo, que entrevistou 1.000 adultos com 18 anos ou mais, apontou que quase 80% dos participantes consideram o rádio como muito confiável ou confiável, superando outros meios de comunicação, incluindo jornais, televisão, revistas e mídias sociais.

Outro levantamento do Free Press, com apoio da African American Research Collaborative e da BSP Research, revela que a radiodifusão, especialmente o rádio, segue como uma fonte fundamental de informação para os norte-americanos. De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados utilizam rádio e televisão pelo menos algumas vezes por semana para atualizações de notícias e eventos, e 43% recorrem ao rádio e à TV várias vezes ao dia para se manterem informados. Os números superam os índices registrados pelas mídias sociais e o medo da desinformação auxilia rádios e TV a manterem seus consumos elevados.

Tags: Rádio, Sindiradio, radiodifusão, eleições, confiança

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.