Sexta-Feira, 19 de Julho de 2024 @ 17:03
São Paulo – Até o momento, não houve relatos de problemas em rádios brasileiras
Companhias aéreas dos Estados Unidos, os aeroportos da Austrália, Alemanha e até mesmo ferrovias do Reino Unido paralisaram nesta sexta-feira (19) após um bug no Windows 10 causar a conhecida “tela azul da morte”. O apagão também atingiu bancos brasileiros e algumas empresas de tecnologia, que ficaram de prontidão. Até o momento, não foram feitos relatos de rádios brasileiras que tiveram problemas.
Segundo informações da imprensa especializada, o “apagão cibernético” global aconteceu de forma simultânea em muitos países, sendo que até mesmo os governos da Austrália e Nova Zelândia tiveram que pausar suas atividades. Conforme relatos iniciais, o problema está aparentemente ligado a uma atualização no antivírus corporativo da empresa CrowdStrike.
Telões na Times Square tiveram tela azul - Foto: Reprodução
Foram reportadas uma série de interrupções significativas em diversas infraestruturas globais. Aeroportos na Austrália, Alemanha, Hong Kong, Holanda e Estados Unidos foram afetados, assim como os sistemas de emergência 911 nos EUA e o sistema de trens do Reino Unido.
Além disso, o governo da Austrália e a Bolsa de Valores de Londres enfrentaram problemas, enquanto vários sites de empresas e governos ficaram indisponíveis. A SkyNews do Reino Unido também saiu do ar, e os sistemas de pagamento e bancos na Austrália sofreram interrupções, evidenciando um impacto generalizado em serviços essenciais.
Alguns bancos e fintechs brasileiros apresentavam problemas em seus aplicativos nesta sexta-feira (19), após um apagão cibernético que afetou vários lugares ao redor do mundo.
O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
As empresas no setor de streaming foram consultadas pelo tudoradio.com sobre eventuais problemas. Até o fechamento desta notícia não havia sido detectado alguma queda nesse sistema. Porém, foi ressaltado que elas também estão a postos em alerta para evitar qualquer situação de urgência.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.