Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2010 @ 10:04
São Paulo – 89 FM ganha posições com queda de rival. Jovem Pan 2 cresce de novo
A disputa pela segunda colocação no segmento jovem de São Paulo permanece acirrada e promete capítulos mais “dramáticos” até o final do primeiro semestre de 2010. Segundo a pesquisa geral de audiência realizada pelo Ibope, a Mix FM 106.3 ficou estável em relação ao período anterior, ou seja, segue isolada na liderança jovem e distante das rivais. A briga esquentou na vice-liderança com resultados que podem gerar múltiplas interpretações, dependendo de como é apresentado cada número em cada filtro de pesquisa.
Com a queda apresentada pela Metropolitana FM 98.5 em relação ao período anterior, a 89 FM 89.1 (emissora que também escorregou, porém menos que a 98.5 no geral) foi beneficiada e assumiu novamente a segunda colocação entre as jovens. No geral (todos os dias, 05h-00h) a diferença é pequena, porém no filtro comercial (06h-19h, segunda à sexta) é possível considerar que existe um empate técnico entre as duas, tamanha é a disputa pela posição.
Quem continua subindo em São Paulo é a Jovem Pan 2 FM 100.9. No ranking comercial a rádio alcançou a marca de 100 mil ouvintes por minuto e no geral a rede está menos distante das rádios que disputam a segunda colocação no segmento jovem. Rádios como a Energia 97 FM 97.7 e a Transamérica Pop FM 100.1 permaneceram estáveis em relação ao resultado do mês anterior. Já a Kiss FM 102.1 apresentou um declínio em comparação à última pesquisa apresentada pelo Instituto Ibope.
As oscilações apresentadas por todas as emissoras necessitam de estudos por parte do mercado. “Escorregões” não condizem um uma possível falha de determinada emissora (regra básica em qualquer segmento). Porém, se uma determinada estação mantém um crescimento ou declínio por um período maior (ou resultados consecutivos), é necessário um acompanhamento melhor por parte da estação para resolver ou manter determinada situação.
Além da concorrência, outros fatores podem prejudicar ou ajudar uma determinada estação. São eles: mudanças de tendências (mesmo que temporárias), presença de emissoras piratas em frequências adjacentes, mudanças na orientação artística, entre outras situações.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.