Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2024 @ 11:17
São Paulo – Discussão destaca o impacto das mudanças climáticas no mercado financeiro, mencionando desastres naturais
O painel "Potencial e Perspectivas das Estratégias ESG na Indústria de Mídia e Entretenimento" discutiu como as iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança) estão moldando o setor de mídia e entretenimento, promovendo práticas mais sustentáveis. Ricardo Esturaro, moderador do painel, iniciou destacando o impacto das mudanças climáticas no mercado financeiro, mencionando desastres naturais, como furacões no início dos anos 2000, pressionaram as empresas a adotar práticas mais sustentáveis para mitigar perdas econômicas.
Barbara Lange, CEO da Kibo121, participou via videoconferência dos EUA e apresentou a importância de medir e reduzir a pegada de carbono em três âmbitos: emissões diretas, indiretas relacionadas à energia e indiretas da cadeia de valor. Ela enfatizou a necessidade de práticas que reduzam o impacto ambiental em todas as etapas da produção e distribuição de conteúdo.
Guilherme Bennett, da Globo, compartilhou a experiência da empresa na implementação de práticas ESG, focando em diversidade, inclusão e sustentabilidade ambiental. Ele ressaltou que a agenda ESG é dinâmica e deve ser constantemente atualizada.
Robin Hérin, diretor de padronização da Ateme, discutiu os avanços tecnológicos no setor de transmissão televisiva, destacando melhorias em codecs, eficiência energética dos transmissores e a adoção de tecnologias mais sustentáveis, como o HDR. Ele apontou que o consumo de energia das tecnologias atuais é 40% menor em comparação a 10 ou 15 anos atrás.
O painel concluiu que a evolução da indústria de mídia rumo à sustentabilidade é impulsionada não apenas pela responsabilidade social, mas também por necessidades econômicas, operacionais e reputacionais.
Relacionadas:
> SET Expo 2024: Maior evento de mídia e entretenimento da América Latina tem casa nova e destaque para a TV 3.0 e o futuro do rádio
> Rádio, Inteligência Artificial, streaming, TV 3.0, regulatório e conectividade serão debatidos no SET Expo 2024
> Transformação do rádio com a convergência digital é tema no SET Expo 2024
> SET Expo 2024 conta com nove trilhas de conteúdo em seu congresso; o rádio está na lista
Feira, apoio e cobertura do tudoradio.com no SET Expo 2024
A feira do SET Expo, reconhecida como a maior do segmento na América Latina, também está encaminhando a lista definitiva de expositores. Vários nomes nacionais e internacionais conhecidos do setor de radiodifusão e de tecnologia já estão confirmados. Entre eles, está a indústria brasileira voltada ao rádio, com marcas como a Sinteck Next e também a norte-americana especializada em rádio híbrido, a XPeri.
Esta será a quinta vez que o tudoradio.com atuará como parceiro de mídia. O portal esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023. A cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do tudoradio.com desde 2009.
O SET Expo 2024 é realizado no Centro de Convenções localizado no Distrito Anhembi, novo complexo de serviços e entretenimento da cidade de São Paulo. A feira e o congresso terminam hoje (22). Todo o serviço relacionado ao evento e à estrutura do Anhembi está disponível para consulta no portal SET Expo 2024.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.