Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2010 @ 09:17
São Paulo – Pirataria interfere sinal de emissoras na Baixada Santista
Na temporada de verão, especialmente durante o mês de janeiro, muitos paulistanos tiram férias e ocupam as ruas e avenidas das cidades litorâneas da Baixada Santista, região sediada por Santos. Devido a essa movimentação as FMs e AMs da capital paulista passam a realizar uma série de operações especiais no litoral, conforme noticiado em alguns casos pelo Tudo Rádio. Porém muitas ações não contam com a cobertura de sinal das emissoras paulistanas.
Nesta semana o Tudo Rádio noticiou a presença de uma rádio clandestina chamada Alpha FM 101.7, emissora de programação religiosa que usa o material artístico (vinhetas e nome) da adulta Alpha FM 101.7 de São Paulo, além de impedir o avanço do sinal da estação paulistana no litoral. Outras FMs potentes da capital também sofrem com rádios clandestinas na Baixada Santista.
A Gazeta FM 88.1, uma das estações mais potentes da capital paulista, é uma rádio que possui um sinal considerado bom em Santos. Em algumas áreas da Baixada Santista a recepção da rádio perde em qualidade devido a presença de piratas em frequências adjacentes. Vale lembrar que a Gazeta é uma marca que geralmente realiza ações especiais de verão no litoral de São Paulo.
O mesmo acontece com outras emissoras paulistanas. As jovens Energia 97 FM 97.7, Mix FM 106.3 e Metropolitana FM 98.5 são estações que, quando não sofrem com a presença de clandestinas em frequências próximas, possuem uma qualidade local de recepção na maioria das áreas da Baixada Santista. O mesmo acontece com as rádios Transamérica Pop FM 100.1 e 89 FM 89.1.
Também existe outra situação curiosa: a não propagação de um sinal motivada por uma emissora legalizada. São situações antigas como no caso da Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes que não alcança o litoral devido à presença da potente Guarujá FM 104.5 de Santos. O mesmo ocorre entre as rádios Musical FM 105.7 de São Paulo e Tribuna FM 105.5 de Santos.
Existem outras saídas como a presença de afiliadas de rede. A Jovem Pan 2 FM 100.9 não alcança mais a Baixada Santista desde o inicio das operações da adulta Saudade FM 100.7 de Santos (exceto em algumas áreas mais distantes da região). Nesse caso o ouvinte da Jovem Pan 2 já sabe da presença de uma afiliada da rede paulista em 95.1 FM, no caso a Jovem Pan 2 de Santos, estação que possui uma ampla cobertura regional.
Problemas de coberturas não impossibilitam o investimento em ações especiais de verão no litoral por parte das rádios paulistanas. As promoções visam resultados posteriores, como o fortalecimento da marca de uma determinada emissora e o retorno em audiência já na cidade de São Paulo. Independente de onde o ouvinte estiver (seja na capital ou no litoral), ele vai estar sempre próximo de sua rádio, independente da maneira que seja feita essa relação.
Saiba mais sobre essas ações de verão acompanhando diariamente o Rádio News durante os meses de janeiro e fevereiro. Veja também o que já foi publicado clicando aqui.
Veja também a lista de rádios que atingem a Baixada Santista e as demais localidades do litoral paulista
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.