Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Setembro de 2024 @ 09:09

Tendências | IDC prevê crescimento acelerado de smartphones com IA generativa até 2028

São Paulo - Mercado de smartphones com IA generativa deve crescer 363,6% em 2024; Setor interessa diretamente ao rádio, já que pode impulsionar o streaming

Publicidade

O mercado de smartphones está prestes a passar por uma grande transformação, impulsionada pela adoção da inteligência artificial generativa (GenAI). Um novo relatório da International Data Corporation (IDC) prevê que as remessas globais de smartphones equipados com essa tecnologia crescerão 363,6% em 2024, atingindo 234,2 milhões de unidades, o que representará cerca de 19% do mercado global de smartphones no ano. O setor interessa diretamente ao rádio, devido ao consumo crescente de streaming de áudio através desses dispositivos, além de seu amplo alcance na população.

Segundo a IDC, os smartphones com GenAI são definidos como dispositivos que possuem um sistema em um chip (SoC) com uma unidade de processamento neural (NPU) capaz de rodar modelos de GenAI diretamente no dispositivo, oferecendo um desempenho de pelo menos 30 tera operações por segundo (TOPS) utilizando o tipo de dado int-8. Essa capacidade permite que as funções de IA operem de maneira mais rápida e eficiente, diretamente no aparelho.

+ Rede 5G completa dois anos no Brasil; tecnologia impacta no consumo de rádio online

Mesmo diante de desafios como ciclos de atualização mais longos e incertezas econômicas globais, as funções de GenAI nos smartphones são vistas como um importante motivador para atualizações, criando novas oportunidades para fabricantes e desenvolvedores de aplicativos. Em 2025, as remessas de smartphones com GenAI devem continuar crescendo, com um aumento previsto de 73,1%. A tendência de crescimento deve se manter até 2028, quando a IDC projeta que 912 milhões de unidades serão vendidas. Durante o período de 2024 a 2028, a taxa composta de crescimento anual (CAGR) será de impressionantes 78,4%.

Nabila Popal, diretora sênior de pesquisa da IDC, destacou que "a adoção da GenAI em smartphones está acontecendo de maneira muito rápida, algo inédito na indústria móvel, com a expectativa de que essa tecnologia atinja mais de 60% do mercado em apenas três anos". Ela acrescenta que o impacto mais significativo deve ocorrer em 2026, quando a tecnologia GenAI começará a ser implementada em dispositivos de médio custo, acelerando sua democratização. Popal enfatiza que, embora ainda seja cedo para definir todos os usos potenciais da GenAI, essa tecnologia mudará radicalmente a maneira como os usuários interagem com seus smartphones.

+ Com atualização, agregador de rádios do tudoradio.com no Android fica mais rápido para ouvintes

No início, os smartphones com GenAI estarão concentrados principalmente no segmento premium, mas, com o tempo, espera-se que se tornem mais acessíveis. À medida que mais dispositivos com capacidade GenAI chegam ao mercado, é provável que vejamos assistentes de IA mais personalizados e pró-ativos, atendendo a um desejo crescente dos consumidores por recursos mais inteligentes e ágeis. Este avanço tecnológico, impulsionado pela demanda dos usuários e pelo desenvolvimento de novas aplicações, promete revolucionar o mercado de smartphones na próxima década.

Anthony Scarsella, diretor de pesquisa de celulares da IDC, destaca que "os smartphones com GenAI são o próximo grande passo para a indústria de dispositivos móveis". Ele observa que, após o expressivo crescimento de três dígitos em 2024, o setor verá quatro anos consecutivos de crescimento de dois dígitos, à medida que mais fabricantes incorporam essa tecnologia em suas linhas de produtos. No entanto, Scarsella ressalta que o preço elevado de componentes, como os chipsets necessários para rodar GenAI, será um desafio inicial, já que esses componentes estão concentrados nos modelos ultraprêmios. Com o tempo, porém, espera-se que esses custos diminuam, permitindo a inclusão da tecnologia GenAI em dispositivos de preço intermediário.

O relatório da IDC, *Worldwide Generative AI Smartphone Forecast, 2024–2028*, fornece uma análise detalhada das projeções de remessas globais de smartphones com GenAI, com base em dados do IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker e entrevistas com os principais fabricantes de dispositivos móveis.

Conforme esses dispositivos avancem em tecnologia, o consumo de mídia conectada deve ficar ainda mais atraente para o público final. E a expansão de tecnologias, como o 5G, devem ajudar nesse processo

Leia mais:
Crescimento do streaming de rádio supera plataformas puras e redefine o mercado de áudio digital
> Metade das FMs de São Paulo mantém grade normal no streaming durante propaganda eleitoral no dial
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras

Tags: smartphones, rádio, streaming, tecnologia, inteligência artificial, IA, mudanças, tendências

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.