Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024 @ 13:08
São Paulo - Estudo revela que 64% dos norte-americanos com 13 anos ou mais escutam rádio mensalmente
Um relatório divulgado pela SiriusXM Media, em parceria com a Edison Research, reafirma o papel essencial do rádio AM/FM em campanhas publicitárias nacionais, destacando sua confiabilidade, alcance e acessibilidade. O estudo, intitulado Just Add Audio, revela que 64% dos norte-americanos com 13 anos ou mais escutam rádio mensalmente, consolidando-o como um meio estratégico para atingir diferentes audiências.
O rádio também se mostra como uma das mídias mais confiáveis, com 37% dos entrevistados expressando confiança nas informações transmitidas por essa plataforma, ficando atrás apenas dos podcasts (40%). Em contrapartida, a TV aberta foi citada como confiável por apenas 31% dos participantes.
Um dado relevante, no entanto, é que a confiança no rádio AM/FM apresentou crescimento nos últimos anos, conforme pesquisa da Morning Consult realizada anteriormente, onde 63% dos norte-americanos manifestaram confiar nesse meio, um aumento em relação aos 60% registrados quatro anos antes. Apesar de desafios com a percepção de excesso de anúncios, o rádio ainda é visto de forma mais favorável do que a TV aberta.
+ Inside Áudio 2024: Poder emocional do rádio conecta marcas ao público e impulsiona resultados
Aproximadamente 49% dos ouvintes acreditam que o rádio tem muitos anúncios, índice similar aos serviços de áudio online, enquanto 63% dos entrevistados consideram que a TV tem uma quantidade excessiva de comerciais. Além disso, 54% dos participantes se mostram dispostos a ouvir publicidade no rádio em troca de manter o conteúdo acessível.
O relatório também ressalta a capacidade do rádio de engajar os ouvintes em momentos cruciais, como durante deslocamentos ou no ambiente de trabalho, períodos em que o consumo de outras mídias é menor. Outro ponto destacado é a eficácia do rádio tradicional quando combinado com plataformas de áudio digital, elevando o alcance publicitário em 18 pontos percentuais, atingindo 82% do público norte-americano.
A pesquisa foi conduzida entre maio e junho, com a participação de 3.000 residentes dos EUA, refletindo a diversidade demográfica do país.
Relacionadas:
> Rádio FM/AM segue na liderança do consumo de áudio nos EUA, mas consumo está ainda mais fragmentado
> Rádio AM/FM supera o áudio digital em alcance diário nos Estados Unidos, revela estudo
> Formatos de rádio em alta: como as tendências dos EUA podem ser lidas no Brasil
> Manutenção e evolução do rádio no painel dos carros é vital para a indústria
> Relatório destaca a continuidade do rádio como principal fonte de entretenimento nos automóveis
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.