Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2010 @ 10:22

Exclusivo: Antena 1 retoma cobertura regional em Santa Catarina

Blumenau – Sinal da emissora estava mais fraco em relação ao atual

Publicidade

Uma surpresa atingiu os ouvintes da rede Antena 1 em Santa Catarina neste inicio de ano. Nos últimos dias de 2009 a Antena 1 FM 96.5 de Blumenau saiu do ar, junto com outras emissoras da cidade. Alguns dias depois, a 96.5 FM retomou suas transmissões, porém com uma qualidade de sinal inferior a aquela que os ouvintes catarinenses estão acostumados. Ontem, por volta das 20h00, o sinal foi totalmente reestabelecido.

Na área comercial da Antena 1 de Blumenau, ou seja, sua cidade sede e municípios vizinhos, praticamente não dava pra perceber nenhuma diferença na sintonia da estação.A situação não era a mesma em Itajaí e Balneário Camboriú, praças que normalmente são atingidas com eficiência pela afiliada da rede adulta paulista. Ouvintes de Jaraguá do Sul e Joinville não estavam mais captando a emissora de Blumenau até ontem a noite.

O problema que técnico e temporário, causado pelo calor intenso que avariou o sistema da Antena 1 Blumenau. Outros problemas técnicos também atingiram outras rádios da região. A Atlântida FM 102.7 de Blumenau estava sendo captada com sinal local em Joinville, porém no inicio de 2010 teve sua cobertura normal reduzida. Em Joinville o aumento de potência da BandNews FM 96.3 de Curitiba também impedia a tentativa de sintonia da 96.5 FM na cidade com a potência reduzida.

A Antena 1 Blumenau é reconhecida como uma das estações mais abrangentes do sul do país. Sua sintonia vai do litoral paranaense e “belisca” a capital catarinense, sendo sintonizada com facilidade no maior mercado do estado (Joinville), os arredores de Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Mafra, além dos municípios do Vale do Itajaí. A redução na cobertura foi sentida por vários ouvintes de rádio em diferentes cidades, acostumados com a emissora.

Blumenau possui três estações de rádio em FM consideradas abrangentes no estado. O primeiro destaque fica com a Antena 1, seguida pela Atlântida e a Mix FM 106.3 (esta última foca Blumenau, mas sua torre está em Indaial. Sua sintonia segue normal). Boa parte da estrutura técnica dessas rádios fica em morros altos da região, conferindo uma abrangência significativa, mas expondo seus sistemas a fatores externos. Com certa frequência essas estações sofrem com chuvas e ventos fortes, além de quedas constantes de energia elétrica que podem danificar suas estruturas.

Essa situação é comum em outras estações da região. Destaques também para a abrangente Jovem Pan 2 FM 94.1 de Itajaí (recentemente a emissora foi captada pela equipe do Tudo Rádio no extremo sul do estado de São Paulo), Guararema FM 107.7 de Brusque, 105 FM 105.7 de Guaramirim, Studio FM 99.1 de Jaraguá do Sul, Transamérica Pop FM 99.7 e Menina FM 100.5 (essas duas últimas são de Balneário Camboriú).

Santa Catarina é ao lado de São Paulo o estado que mais bem acolheu a rede adulta da Antena 1. Ao todo são quatro afiliadas instaladas em território catarinense. São elas: a já citada 96.5 FM de Blumenau, Antena 1 FM 92.1 de Florianópolis, Antena 1 FM 107.1 de Chapecó e Antena 1 FM 95.3 de Porto União. Em São Paulo a rede está presente na capital, Campinas, Sorocaba, Jaú, Ilhabela e permanece em implantação na região de São José dos Campos.


Clique aqui e veja a lista de rádios que atingem o Vale do Itajaí

Colaboração de Luiz Fernando
 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.