Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2024 @ 15:17
Florianópolis – Apresentação do levantamento Força do Meio Rádio ocorreu em formato virtual nesta sexta-feira (25)
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) apresentou de forma oficial nesta sexta-feira (25), via Google Meet, a pesquisa “Força do Meio Rádio” no estado de Santa Catarina. O levantamento revela que 80% dos catarinenses escutam rádio regularmente, reafirmando a importância deste meio de comunicação no cotidiano da população. A divulgação contou com a participação do presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, dos diretores Guido Schvartzman e Liza Rocha, e do diretor do Instituto Reality de Pesquisas (IRP), Domício Torres.
Fábio Bigolin enfatizou que a pesquisa desmistifica a ideia de que o rádio está perdendo relevância. Pelo contrário, os resultados mostram crescimento e fortalecimento do meio, destacando sua credibilidade e capacidade de manter uma conexão direta com o público, anunciantes e a sociedade. "O rádio é um veículo fundamental de comunicação no Brasil e em Santa Catarina, com um alcance de 1,2 milhão de pessoas por minuto", afirmou Bigolin, ressaltando a média diária de consumo de rádio no estado, que é de sete a oito horas por pessoa.
+ Em Santa Catarina, rádio é ouvido por públicos de todas as idades e seu horário nobre dura 11 horas
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto IRP em todas as regiões catarinenses, abrangendo uma amostra de 1.500 pessoas acima de 15 anos, residentes em áreas urbanas de municípios pequenos, médios e grandes. Domício Torres explicou que o estudo avaliou o consumo do rádio em diversas plataformas, destacando a adaptação do meio às inovações tecnológicas.
A pesquisa revelou que 80% dos catarinenses ouvem rádio regularmente, com uma média de 7 a 8 horas de consumo diário por pessoa. Em 14 dias, o meio rádio atinge 76% da população, e mais de 40% das pessoas lembram de ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias. O período de maior audiência, conhecido como prime time, ocorre entre 08h e 19h, com picos de quase 2 milhões de ouvintes por minuto durante as manhãs.
Domício Torres, Liza Rocha, Guido Schvartzman e Fábio Bigolin - Foto: ACAERT
Além disso, 70% dos catarinenses consideram o rádio um meio companheiro, prático e divertido. A pesquisa também destaca que 14% dos ouvintes pertencem à Geração Z (15 a 24 anos), enquanto 66% têm entre 25 e 59 anos e 19% possuem 60 anos ou mais.
A confiança nos comerciais veiculados no rádio atinge 64%, e 65% dos ouvintes enxergam os locutores como influenciadores. Por fim, o rádio possui uma confiabilidade de 59,6% entre os catarinenses.
Com informações da ACAERT
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.