Tudo Rádio
ÚLTIMAS DA
REDAÇÃO
NotíciaCarlos Massaro

ACAERT apresenta de forma oficial pesquisa que destaca consumo de rádio em Santa Catarina

ACAERT apresenta de forma oficial pesquisa que destaca consumo de rádio em Santa Catarina

Florianópolis – Apresentação do levantamento Força do Meio Rádio ocorreu em formato virtual nesta sexta-feira (25)


A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) apresentou de forma oficial nesta sexta-feira (25), via Google Meet, a pesquisa “Força do Meio Rádio” no estado de Santa Catarina. O levantamento revela que 80% dos catarinenses escutam rádio regularmente, reafirmando a importância deste meio de comunicação no cotidiano da população. A divulgação contou com a participação do presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, dos diretores Guido Schvartzman e Liza Rocha, e do diretor do Instituto Reality de Pesquisas (IRP), Domício Torres.

adstexto

Fábio Bigolin enfatizou que a pesquisa desmistifica a ideia de que o rádio está perdendo relevância. Pelo contrário, os resultados mostram crescimento e fortalecimento do meio, destacando sua credibilidade e capacidade de manter uma conexão direta com o público, anunciantes e a sociedade. "O rádio é um veículo fundamental de comunicação no Brasil e em Santa Catarina, com um alcance de 1,2 milhão de pessoas por minuto", afirmou Bigolin, ressaltando a média diária de consumo de rádio no estado, que é de sete a oito horas por pessoa.

+ Em Santa Catarina, rádio é ouvido por públicos de todas as idades e seu horário nobre dura 11 horas

A pesquisa foi conduzida pelo Instituto IRP em todas as regiões catarinenses, abrangendo uma amostra de 1.500 pessoas acima de 15 anos, residentes em áreas urbanas de municípios pequenos, médios e grandes. Domício Torres explicou que o estudo avaliou o consumo do rádio em diversas plataformas, destacando a adaptação do meio às inovações tecnológicas.

A pesquisa revelou que 80% dos catarinenses ouvem rádio regularmente, com uma média de 7 a 8 horas de consumo diário por pessoa. Em 14 dias, o meio rádio atinge 76% da população, e mais de 40% das pessoas lembram de ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias. O período de maior audiência, conhecido como prime time, ocorre entre 08h e 19h, com picos de quase 2 milhões de ouvintes por minuto durante as manhãs. 


Domício Torres, Liza Rocha, Guido Schvartzman e Fábio Bigolin - Foto: ACAERT

Além disso, 70% dos catarinenses consideram o rádio um meio companheiro, prático e divertido. A pesquisa também destaca que 14% dos ouvintes pertencem à Geração Z (15 a 24 anos), enquanto 66% têm entre 25 e 59 anos e 19% possuem 60 anos ou mais. 

A confiança nos comerciais veiculados no rádio atinge 64%, e 65% dos ouvintes enxergam os locutores como influenciadores. Por fim, o rádio possui uma confiabilidade de 59,6% entre os catarinenses.

Com informações da ACAERT

Compartilhar:
Carlos Massaro

Carlos Massaro

  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn
  • Leia também