Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2024 @ 17:02
São Paulo – Emissora deve estrear em novembro, com data a ser definida
O dial de São Paulo segue apresentando novidades, com destaque para as emissoras da Rede Mundial. A próxima deve ser o novo canal da Rádio DaCidade ao dial FM da Grande São Paulo. Segundo publicações que estão sendo feitas no perfil da emissora em canais digitais, a futura Rádio DaCidade FM 99.1 de Itapevi (SP) deve iniciar suas transmissões a partir de novembro, com data ainda a ser definida. Pelo que apurou o tudoradio.com, a Apolo FM, que está neste canal desde o início do mês, deve ser deslocada para outra sintonia.
A Rádio DaCidade ocupa atualmente a frequência 83.9 de Mogi das Cruzes, também na Grande São Paulo, originada do processo de migração AM-FM da antiga AM 1520, que já carregava a marca popular. A divulgação da nova frequência teve início nesta sexta-feira (25) em um perfil no Instagram que leva o nome da emissora, já com o novo canal. O Mapa da Atualização do tudoradio.com registrou a novidade de forma antecipada.
O canal que será ocupado pela Rádio DaCidade a partir de novembro é originado da migração AM-FM da AM 1370, que abrigava a programação da Estilo FM, que iniciou em 86.7 FM e, após alteração, passou para 99.1 FM, frequência inédita na Grande São Paulo. Em setembro, a estação passou a abrigar a grade da Apolo FM, que cedeu lugar para a Raiz FM, que atualmente opera em 98.1 FM de São Paulo.
Com a ida da Rádio DaCidade para 99.1 FM, a Apolo FM deve passar a ocupar outro canal na Grande São Paulo. A redação do tudoradio.com tentou contato com a Rede Mundial, porém, não houve a confirmação de qual frequência vai abrigar a programação da emissora de formato adulto-contemporâneo.
86.7 FM para 99.1 FM: frequência FM é originada da migração AM-FM
O início da operação experimental da 86.7 FM ocorreu em julho do ano passado, resultado da migração da AM 1370, abrigando a programação da Estilo FM. Originada a partir de Itapevi, na Grande São Paulo, a 86.7 FM surgiu como uma estação de classe A4 de operação, cobrindo diversos municípios no entorno da capital paulista, como Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Franco da Rocha, Ibiúna, Mairiporã, entre outras. Agora com a ida da Apolo FM ao canal, a concessão terá o mesmo nome de sua razão social, já que em sua origem, no AM, já era indicada como Rádio Apolo.
A Rede Mundial, antiga CBS, que é responsável por todas essas emissoras, têm realizado uma série de movimentações, inclusive com algumas migrantes AM-FM já ativas em eFM (FM estendido) sendo deslocadas para a faixa FM convencional (de 88.1 FM a 107.9 FM).
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.