Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2022 @ 07:46

Class FM, Mais Brasil FM, Vibe Mundial e Rádio T FM são algumas das novidades na reta final de 2022

São Paulo - Mercado de rádio tem acompanhado uma série de novidades em diferentes regiões do país. Tratam-se de novos projetos e também novidades em rádios que já estavam no ar

Publicidade

O serviço de monitoramento de mudanças em rádios do tudoradio.com, indicado como "Tempo Real" ou "Mapa da Atualização", tem registrado uma série de novidades em diferentes regiões do país nesta reta final de 2022. Ontem (19) ocorreu a estreia da Melphis FM 99.7 de Campinas (SP), assim como a mudança no formato e nome fantasia da atual Mais Brasil FM 101.7 de Brasília (DF). Também ocorreram estreias de migrantes AM-FM como a Class FM 80.1 de Sorocaba (SP), o retorno da Top FM 96.5 à Grande Campinas (SP), a expansão da estadual Rede Rádio T FM pelo Paraná, troca de canais, entre outras mudanças. Acompanhe o que foi registrado até agora:

Grande Campinas (SP), Sorocaba (SP) e Grande São Paulo

A região foi talvez a área que mais apresentou novidades no FM nas últimas duas semanas. Ontem (19) ocorreu a estreia da Melphis FM 99.7, emissora que surgiu neste mês de dezembro no Sul de Minas Gerais com uma proposta de programação no formato popular/hits, mas no mercado campineiro decidiu adotar uma grade diferente, de perfil jovem/adulto-pop. A estação passou as últimas semanas em formato de expectativa, até adquirir o formato atual dias antes da estreia, realizada nesta segunda-feira (19).

Campinas também observou o retorno da Top FM 96.5, de formato popular/sertaneja e ligada à marca liderada pela Top FM 104.1 de São Paulo. A emissora já havia passado pelo canal recentemente, mas ficou fixada em outros canais (98.3 FM e 107.9 FM) até 2021. O retorno da Top FM foi percebido a partir de sábado (17), quando a 96.5 FM encerrou a sua operação como Rádio Terra FM (marca que ocupou por mais tempo essa sintonia).

Antes, na quinta-feira (15), a Louve FM 102.5 de Paulínia (SP) passou a contar com a operação simultânea da 97.7 FM de Amparo (SP), estação de alcance regional que cobre com facilidade a Grande Campinas. Segundo o que apurou o tudoradio.com, a Louve FM deve permanecer nos dois canais até o próximo dia 10, quando migrará em definitivo a sua operação na região para 97.7 FM. Antes, a emissora de Amparo estava operando como Cristal FM, de formato popular/sertanejo.

Próximo dali, em Sorocaba (SP), a até então Vanguarda Class FM 80.1 (originada em AM 1210, de formato adulto-contemporâneo) assumiu em definitivo o seu novo nome fantasia, passando a se identificar como Class FM 80.1. A emissora estava alternando entre os dois nomes desde o início das atividades na faixa FM, ocorrida no começo de dezembro. Mas desde sexta-feira (16) fixou o novo nome e apresentou seu novo logotipo. 


Logotipo da Class FM de Sorocaba (SP)

Também nas proximidades, mas especificamente na Grande São Paulo, ouvintes relataram no sábado (17) ao tudoradio.com o surgimento da Rádio Vibe Mundial FM 83.1. Trata-se do processo de migração AM-FM da até então Rádio Vibe Mundial AM 660 de Santa Isabel, cidade localizada na região metropolitana da capital paulista. Vale ressaltar que a 83.1 FM conta com a mesma programação da Rádio Vibe Mundial FM 95.7, esta que parte com o seu sinal da Serra do Japi (Jundiaí).

+ Feliz FM indica 92.1 FM como seu novo canal em São Paulo e antecipa reestreia para janeiro

Na capital do país…

Uma mudança inesperada: a até então Rádio Mais Brasil News FM 101.7, de formato adulto-contemporâneo e que conta com jornalismo local em sua grade, mudou sua marca e seu perfil de programação. Sediada em Brasília (DF) desde 2021, a emissora passou a se identificar como Mais Brasil FM 101.7, mesclando uma grade de formato popular/hits com jornalismo voltado à capital federal.

Vale ressaltar que não foi constatada mudanças no projeto da Mais Brasil News FM 95.1 de Manaus (AM), esta que seguia a mesma linha observada em Brasília.

Redes em expansão

Ontem (19) foi oficializado o início das operações da Rádio T FM 89.3 de Dois Vizinhos, a partir de uma estação de São Jorge d'Oeste (PR), que também cobre o município de Francisco Beltrão. Trata-se da 23ª emissora da Rede Rádio T FM no estado do Paraná, marca de formato popular/hits conhecida pela sua programação interativa e pela sua estrutura técnica (onde qualquer estação da rede pode atuar como cabeça de rede. E a entrega para o ouvinte conta com uma qualidade de som e sinal que chama a atenção). 

Quem também está passando por um processo de expansão no Paraná é a Rede Massa FM. Na última sexta-feira (16) a marca passou a contar com a Massa FM 88.1 de Mandaguari, na região de Apucarana. E ontem (19) iniciou a expectativa da Massa FM 104.5 de Toledo, afiliada que tem estreia prevista para a próxima quinta-feira (22).

Antes, na semana passada, a Rede Antena 1 oficializou que irá contar com a Antena 1 FM 91.5 de Santa Fé do Sul (SP), afiliada que já atua no formato de expectativa para a chegada da marca. A rede paulista de formato adulto-contemporâneo ainda é aguardada este ano no mercado catarinense de Blumenau (através da Antena 1 FM 88.1) e também já atua em Foz do Iguaçu (PR), pela Antena 1 FM 104.5.

Também há a expectativa de inauguração definitiva da Rádio Mix FM 91.3 de Sobral (CE), nova afiliada que vai resultar no retorno da marca de formato jovem/adulto-pop ao mercado do Ceará.

Mais migrantes AM-FM

Nesses últimos dias, o Mapa da Atualização do tudoradio.com percebeu a chegada da Rádio Itabira FM 91.9 de Itabira (MG), uma migrante AM-FM. Ontem (19) houve a estreia definitiva da Rádio Santa Cruz FM 98.3 de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. 

Antes, no dia 15, teve o início da operação da Rádio Cidade de Pato Branco FM 99.9 de Pato Branco (PR) e, um dia antes (14), foi registrada a estreia da Rádio Difusora Bondespachense FM 91.1 de Bom Despacho (MG). 

Na semana anterior ainda ocorreram registros como Clube FM 91.1 de Redenção (PA), Rádio Sarandi FM 103.3 de Sarandi (RS) e FM Patú News FM 92.9 de Senador Pompeu (CE).

E no dia 8 deste mês ocorreu a estreia da Rádio Difusora Goiânia FM 95.5 de Goiânia (GO).

+ Confira estas e outras mudanças nos dials brasileiros através do Mapa da Atualização do tudoradio.com

+ Veja aqui a atual configuração das emissoras em FM e AM, além de ouvi-las via internet

+ Busque qualquer rádio, de qualquer cidade. Use a plataforma tudo.radio

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: Rádio, mudanças, dial, programação, redes, frequência, mercado, migração AM-FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.