Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2024 @ 15:03
Brasília - Operação Frequência Limpa IV apreendeu equipamentos e prende responsável por transmissão ilegal que ameaçava segurança aérea
A Polícia Federal, com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deflagrou na manhã desta quinta-feira (8/11) a Operação Frequência Limpa IV no município de Timon (MA). Durante a ação, as autoridades desarticularam o funcionamento de rádios sem a devida licença de funcionamento.
Segundo as informações, as investigações constataram que a rádio operava sem outorga ou autorização, em descumprimento à Lei Geral de Telecomunicações – LGT. Com isso, a transmissão importava em risco contínuo, podendo interferir em comunicações essenciais, incluindo operações de aeroportos, colocando em risco a segurança dos voos e passageiros.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no local identificado como instalação de rádio clandestina. Os equipamentos utilizados nas transmissões ilegais foram apreendidos, resultando na interrupção das atividades. Além disso, um homem que foi indicado como responsável pela transmissão do sinal, foi preso em flagrante.
Equipamentos apreendidos durante operação - Foto: Divulgação
Operação Pirata fecha rádios no Espírito Santo
Além de Timon, a Polícia Federal deflagrou a Operação Pirata, na quarta-feira (6) e cumpriu mandados de busca e apreensão em duas emissoras de rádio clandestinas localizadas em Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo. As rádios fechadas operavam sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a PF, o proprietário das emissoras já havia sido indiciado seis vezes pelo crime de operação clandestina de telecomunicações, mas continuava transmitindo o sinal ilegalmente. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim (ES). O dono das rádios não foi encontrado durante a operação.
Com informações da PF e ABERT