Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024 @ 07:01
Recife - “Rádio, TV e Evolução do Meio” estarão em debate no Recife entre os dias 27 e 29 deste mês, em ampla programação organizada pela ASSERPE
Na próxima semana, a partir de quarta-feira (27), Recife será ponto de encontro de profissionais da radiodifusão, tecnologia e publicidade. Acontecerá na capital pernambucana o Fala Norte Nordeste 2024, que terá nomes como Roberto Cabrini, Natuza Nery, Ernesto Paglia, Francisco José, José Raimundo, Marcelo Paz, Geraldo Freire, Fernando Morgado, Daniel Starck, Cristiano Stuani, Kleber Dias, Yassue Inoki, Fernanda Musardo, Henrique do Valle, Eduardo Lopes, entre outros, como painelistas. Esses nomes vão discutir assuntos dentro do tema do congresso, que será “Capital Humano x Inteligência Artificial: o futuro da comunicação - Rádio, TV e Evolução do Meio”, em extensa grade que será realizada no Recife Expo Center até o dia 29.
A programação do Fala Norte Nordeste 2024 começa no dia 27, próxima quarta-feira, às 8h, com o início do credenciamento dos participantes. Às 10h, ocorre a abertura oficial do evento, marcada pela celebração dos 62 anos da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), com a presença de Flávio Lara Resende, presidente da entidade, e Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).
Em seguida, às 11h, será aberta a Feira de Equipamentos, que acontece paralelamente às atividades do evento. Ainda na manhã da próxima quarta-feira, às 11h15, será realizado o primeiro painel, com foco nos debates regulatórios e nos avanços na desburocratização do setor de radiodifusão. Após o intervalo, às 14h, o painel "TV 3.0: o que vem por aí" discutirá as inovações no setor televisivo com a participação de Raymundo Barros, do Fórum TV Digital, e Roberto Franco, conselheiro da SET, sob mediação de Cacá Martins, superintendente do Sistema Opinião.
Às 15h30, o rádio será o tema central no painel "O rádio e sua evolução", que abordará as transformações no Brasil e no mundo, além de tendências como podcasts, engajamento e plataformas de streaming. Entre os participantes estarão Natuza Nery, da GloboNews e CBN, Henrique do Valle, da Real World, e Daniel Starck, do tudoradio.com. Encerrando o primeiro dia, às 17h, o debate "A evolução do streaming nas transmissões esportivas" reunirá Marcelo Paz, CEO do Fortaleza FC, e Léo Medrado, da CBN Recife, com mediação de Aroldo Costa, narrador esportivo da Rádio Jornal.
No segundo dia, 28 de novembro, os debates começam às 9h30 com a discussão "Tradicional x contemporâneo: Qual o futuro do rádio?", reunindo Geraldo Freire, da CBN Recife, Kleber Dias, do Sistema Verde Mares, e Vlamir Marques, diretor artístico da Jovem Pan. A mediação será de Gilberto Studart Gurgel Neto, gerente regional da ANATEL nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Às 11h, o painel "Redes sociais e radiodifusão" analisará as melhores práticas para o rádio e a internet, com a presença de Fernanda Musardo, especialista em mídias sociais e integrante da CBN Curitiba, e Cristiano Stuani, consultor de inteligência artificial e digital, mediado por Ciro Bezerra, da Rádio Jornal Recife.
À tarde, às 13h30, o painel "IA e o futuro do radiojornalismo" abordará o equilíbrio entre ferramentas tecnológicas e o papel do capital humano na produção de conteúdo, com Paulo Gilvane, diretor-geral da Agência Radioweb, e Maria Cláudia Santos, diretora de jornalismo da Itatiaia FM. A mediação será de Mário Neto, da Nova Brasil FM Recife. Às 15h, será a vez de discutir o impacto da inteligência artificial no mercado publicitário e na radiodifusão, com Daniel Queiroz, presidente da FENAPRO, e mediação de Paulo Fernandes Neto, ex-presidente da ASSERPE. Finalizando o segundo dia, às 17h, o jornalista Ernesto Paglia conduzirá a reflexão "Ética no jornalismo e o papel que ele exerce no mundo contemporâneo".
No último dia do evento, 29 de novembro, a programação começa às 9h30 com a apresentação dos resultados do levantamento Inside Rádio 2024, da Kantar Ibope Media, conduzida por Leonam Torres, diretor regional da empresa no Nordeste. Às 11h, Fernando Morgado, consultor e especialista em rádio, discutirá o impacto histórico do meio no painel "Rádio: mais de 100 anos de resultados". Já no período da tarde, às 14h, o painel "A reinvenção do talento" reunirá os jornalistas Francisco José, José Raimundo e Beatriz Castro para discutir o legado de grandes nomes da TV brasileira, com mediação de Aldo Vilela, da CBN Recife.
Às 15h50, o presidente da ASSERPE, Nill Júnior, fará uma fala de agradecimento, seguida pelo encerramento oficial do evento às 16h, com a palestra "No jornalismo, nada substitui o talento", ministrada pelo jornalista Roberto Cabrini. O Fala Norte Nordeste 2024 chega ao fim às 17h45, após três dias intensos de debates e celebrações que destacam a relevância da radiodifusão no Brasil.
Montagem do Fala Norte Nordeste que mostra a localização do Recife Expo Center, onde será realizada a edição 2024
Relacionadas:
> Fala Norte Nordeste FutureMedia Latam Expo discutirá inovações em mídia e entretenimento em 2024
> Fala Norte Nordeste será realizado pela ASSERPE no Recife (PE) no final de novembro