Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010 @ 08:47
São Paulo – Aniversário de São Paulo também marcava o aniversário da extinta Cidade FM
Uma das rádios mais prestigiadas do país e que permanece viva na memória de radialistas e do mercado de comunicação em geral, estaria completando 30 anos de trabalhos em São Paulo se a frequência 96.9 FM não fosse vendida para o Grupo Bandeirantes. Trata-se da extinta Cidade FM 96.9, rádio que marcou época na capital paulista, estação que formou vários conceitos do rádio atual.
A Cidade completaria 30 anos no 456º aniversário de São Paulo, ou seja, ontem (25 de janeiro de 2010). A emissora nasceu no Rio de Janeiro e chegou a capital paulista em 1980. A Cidade marcou época a liderar o ranking geral de audiência do Instituto Ibope durante anos, sendo uma das principais marcas do rádio de São Paulo. A trajetória de sucesso durou anos, mesmo com o fim da antiga Rede Cidade, uma das principais cadeias de rádio do inicio dos anos 90.
De programação jovem e posteriormente líder de audiência como popular, a Cidade FM teve sua trajetória minada após a briga judicial com o Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), detentor dos direitos do nome “Cidade” no país. Com a derrota na queda de braço com o grupo JB, a 96.9 FM teve que adotar outro nome em São Paulo, transformando em Sucesso 969 FM (alteração ocorrida em 2001, nome escolhido através de uma promoção com os ouvintes da FM).
Em 2005 a emissora encerrou sua história, mesmo estando nas primeiras posições no ranking geral de audiência. A 96.9 FM passava a ser administrada pelo Grupo Bandeirantes, surgindo então a rede nacional jornalística BandNews.
A Cidade e posteriormente Sucesso 969 seguem vivas na memória do rádio brasileiro.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.