Sexta-Feira, 27 de Dezembro de 2024 @ 07:02
São Paulo - Clube FM, Massa FM, Band FM, Nativa FM, Metropolitana FM e Rádio Mix FM foram as marcas que mais avançaram em 2024; Movimento de expansão deve seguir em 2025
Atualizado - Como de costume, o tudoradio.com aproveita o final de ano para fazer mais um levantamento sobre o comportamento de estreias de rádios em diferentes mercados brasileiros. E, como já era previsto, as redes nacionais e interestaduais foram responsáveis por ampliarem a oferta de formatos de rádios aos ouvintes e ao mercado, com estreias em praças de diferentes portes. Clube FM, Massa FM, Band FM, Nativa FM, Rádio Mix FM, Antena 1, Metropolitana, entre outras, foram as marcas que mais apresentaram movimentações em 2024. E muitas delas já possuem novidades engatilhadas para 2025. Acompanhe:
A Clube FM (popular/hits) foi a rede que mais apresentou novas emissoras, mas o ritmo da expansão de cada bandeira depende de muitos fatores, como a meta estipulada por cada bandeira na hora de mirar novos mercados, prioridade ou não por mercados maiores, formato de programação de cada estação, tempo de atuação como rede, entre outros fatores. E os ritmos podem variar conforme cada ano ou o tamanho já alcançado por cada rede, caso da Jovem Pan FM (jovem/pop) e a Rede Aleluia (religiosa/evangélica), que já possuem presenças em praticamente todos os mercados e, naturalmente, o ritmo de expansão acaba variando a cada ano.
Também chama a atenção o fato de grandes mercados serem impactados pelas expansões. Na lista tem capitais como Salvador (BA), que vivenciou a entrada da atual Antena 1 FM 100.1 (adulto-contemporâneo) no lugar da tradicional Transamérica. A Clube FM, por exemplo, impactou grandes mercados como Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB). Já a Band FM (popular/hits) engatilhou em 2024 uma estreia no dial FM do Rio de Janeiro, prevista para o começo de 2025, movimento similar da Nativa FM (popular/sertanejo-romântica), que vai virar o ano inaugurando uma afiliada em Manaus (AM).
Novos projetos de redes, mas de marcas já bem conhecidas, também movimentaram 2024. A Metropolitana FM (jovem/hits) estreou na prática o seu projeto de rede neste ano e já conta com três afiliadas no estado de São Paulo, uma no Paraná e uma em Aracaju (SE). A Rede Melodia (religiosa/gospel) também deu seu pontapé inicial neste ano, agora com duas afiliadas em território paulista e outra no Paraná. E a FM O Dia (popular/hits) teve um ano de forte expansão no interior fluminense e também chegou à capital capixaba.
Acompanhe a listagem das estreias e anúncios de redes feitos em 2024, considerando também afiliadas que ainda não foram ao ar, mas já estão em expectativa ou foram anunciadas publicamente de forma oficial. Não foram consideradas saídas, migrações da faixa AM para o FM (quando a rede já operava em AM), redes estaduais ou trocas de canais com o mesmo afiliado.
Cabeças de redes que contam com novidades em aberto para 2024 e 2025
Vale lembrar que essas movimentações não se restringem às redes nacionais. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanha toda essa movimentação em tempo real, trazendo detalhes das alterações no FM brasileiro.
Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Veja também:
> Redes nacionais devem mudar vários dials em FM a partir desta reta final de 2024
> Redes movimentam dial FM brasileiro com novidades neste último trimestre de 2024
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.