Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Janeiro de 2025 @ 14:07

Manaus e Palmas já apresentam novidades em FM; Curitiba acompanha proposta de mudanças no dial estendido

Manaus - Nativa FM já está no ar no Amazonas e Tocantins têm expectativas em duas praças; Curitiba pode ter mudanças na Rádio Banda B e na Tropical Gospel

Publicidade

Atualizado - A virada de ano foi de algumas novidades em mercados importantes para o rádio brasileiro. Como já era esperado, Manaus seria palco da primeira estreia prevista para 2025, através do lançamento oficial da Nativa FM 105.1 (popular/sertanejo-romântica), marca nacional que retorna ao Amazonas. Porém, outras novidades também movimentaram os registros do Mapa da Atualização do tudoradio.com, como trocas em Palmas e Araguaína, além de alterações nas regiões de Ribeirão Preto (SP) e Três Rios (RJ). Outro fato importante é a abertura de uma consulta pública para alterações de canais em Curitiba, sendo uma delas envolvendo a Rádio Banda B. Acompanhe:

Após um curto período de expectativa em Manaus, a Nativa FM 105.1 foi lançada oficialmente em rede nacional a partir das 18h00 (horário de Brasília). A emissora entrou no ar de forma experimental no último dia 21 e estreou em definitivo na tarde de ontem (1º). A 105.1 FM é uma RTRFM cuja concessão parte do município de Careiro da Várzea (AM), vizinho à capital amazonense.

Vale ressaltar que a estreia é um retorno da Rede Nativa FM ao mercado de Manaus. A primeira passagem teve início em abril de 2016, operando em 95.1 FM, canal que estava dedicado à programação nacional da Rede Aleluia (religiosa/evangélica). Sua trajetória na capital amazonense foi de destaque, com boa repercussão comercial na praça, o que amplia a expectativa para o seu retorno ao dial. A Nativa FM permaneceu por vários anos em Manaus, deixando o dial em março de 2022.

Já em Palmas, a surpresa ficou por conta da FM do Grupo Jaime Câmara. A até então CBN FM 101.9, conhecida como CBN Tocantins, deixou de operar com a rede jornalística do Sistema Globo de Rádio e assumiu uma programação musical sem nome fantasia definido, no formato adulto-contemporâneo. O movimento foi acompanhado pela FM 106.3 de Araguaína, que também atuava como CBN Tocantins. 

Segundo informações extraoficiais, as duas FMs podem assumir a grade da marca Executiva FM, que atua em Goiânia através da Executiva FM 92.7. Já a CBN segue operada pelo JC na capital goiana, com a CBN FM 97.1.

Na região de Ribeirão Preto, interior paulista, a até então Massa FM 107.5 deixou de operar a partir de Serrana assim que começou 2025. Segundo relatos de ouvintes para o tudoradio.com, a estação até mostrava a antiga marca em seu RDS, mas a programação já não contava mais com um nome fantasia definido, seguindo ainda uma playlist de formato popular/sertanejo. O portal já havia noticiado que a 107.5 FM teria uma mudança na gestão da emissora, o que poderia provocar a saída da Massa FM do canal. Em dezembro, a nova gestão sinalizou a manutenção do projeto, mas o plano anterior de mudança foi retomado.

E no interior fluminense, a virada de ano também foi de mudança. Conforme antecipado pelo tudoradio.com, havia a expectativa de alteração da operação da até então FM O Dia FM 92.9 de Três Rios. A emissora iniciou o ano sem a marca de formato popular/hits e, segundo apuração feita pelo portal, a 92.9 FM poderá ser a primeira afiliada da Rede Melodia (gospel) no interior do Rio de Janeiro, adotando o projeto de rede nacional liderado pela Rádio Melodia FM 97.5 da capital fluminense.

Possíveis mudanças em Curitiba

Curitiba, que foi um dos mercados que mais apresentou mudanças em seu dial FM no ano de 2024, deverá manter o mesmo ritmo de novidades em 2025. No último dia do ano passado foi publicada uma consulta pública que prevê alterações em dois canais de migrantes AM-FM, saindo do FM estendido para operar na faixa convencional. Uma delas é a Rádio Banda B FM 79.3, emissora adquirida recentemente pelo Grupo RIC, que tem proposta de alteração para FM 89.7, com redução de seu porte técnico de E3 para A2. Originada em AM 550, a estação está em eFM desde 2021, sendo uma das pioneiras na faixa.

A outra mudança relacionada a Curitiba é a Rádio Tropical Gospel AM 1320, que iría para 80.5 FM, mas poderá ser alocada em FM 99.9.

A consulta também conta com outras alterações técnicas, mas um dos fatos relevantes é a publicação do canal da Rede de Notícias AM 1300, que passou a ser indicada para operar em FM 89.3 de Fortaleza, capital do Ceará. 

Relacionadas:
> Rádio FM conta com mudanças em 24 das 27 capitais brasileiras em 2024
> Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Velho estão na lista de novas migrantes AM-FM para 2025
> Redes impactam mercados de diferentes portes em 2024 e já anunciam novidades para 2025


Algumas das emissoras envolvidas nesse panorama de mudanças para 2025

Colaboração de Pedro Vini Santana

Tags: Mudanças, dial, FM, Mercado, consulta, Curitiba, Manaus, Palmas, Tocantins, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.