Segunda-Feira, 30 de Dezembro de 2024 @ 07:03
São Paulo - Brasília e Curitiba lideram as alterações em FM; Rede Mundial é destaque nas trocas em SP e no DF
Como já é tradição no final do ano no tudoradio.com, o portal realiza um balanço anual das mudanças nos dials FM das capitais estaduais, considerando estreias de projetos, mudanças de formatos, migrações do AM para o FM e trocas de marcas já existentes. Em 2024, as praças com mais alterações foram Brasília (DF) e Curitiba (PR), ambas com nove trocas no FM. São Paulo aparece como a terceira praça com mais mudanças, todas em estações da sua região metropolitana. Além disso, a migração AM-FM continua gerando transformações em diversos mercados. Foram 24 capitais com alguma novidade no FM, o maior número desde 2020, quando o tudoradio.com iniciou este balanço anual.
Grande parte das alterações em Brasília foi proveniente de cidades-satélites e municípios goianos que integram o entorno do Distrito Federal. Porém, também houve mudanças locais, como as duas trocas na 89.9 FM (que passou por Nossa Rádio e encerra 2024 com uma programação adulto-contemporânea, mas sem nome fantasia definido) e a entrada da Jovem Pan News FM 107.5, oriunda do AM. A Rádio Metrópoles FM 104.1 também migrou de formato, de popular para adulto-contemporâneo, enquanto a Rede Mundial contribuiu com alterações em duas FMs que cobrem a região.
Em Curitiba, nove mudanças marcaram o dial FM, com destaque para as novidades concentradas na própria capital. A migração AM-FM impulsionou a entrada de emissoras como a Rádio Estação Primeira FM 85.3 (adulto/rock), Rádio Evangelizar Família FM 90.7 (religiosa/católica) e Rádio Evangelizar Easy FM 96.7 (adulta-religiosa/católica). A saída da Rádio Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel) e as chegadas da Rede Aleluia FM 104.3 (religiosa/evangélica) e Nova Estação FM 102.9 (adulto/rock) também movimentaram o cenário local.
São Paulo registrou mudanças exclusivamente na região metropolitana, com destaque para os canais da Rede Mundial, que passaram por trocas de bandeiras e readaptações de migrantes AM-FM do eFM (FM estendido) para o dial convencional. Outro destaque foi a entrada da primeira emissora OT (Ondas Tropicais) como migrante para o FM, através da 96.5 FM de Osasco. Além disso, a 103.7 FM de Cubatão (com complementar em Santo André) tornou-se Rádio Street FM (popular/urbana), mas terminou o ano sem nome fantasia definido, no formato religioso/gospel.
Claro que, no caso da capital paulista, o que mais pesaram no dial em 2024 foram os desligamentos das tradicionais AM 620 (Grupo Jovem Pan) e AM 840 (Grupo Bandeirantes), ocorridos em agosto passado. Porém, as migrações dessas AMs para o FM impactaram o dial em FM nos anos anteriores.
Recife (PE) e Goiânia (GO) também merecem atenção, com cinco alterações em cada praça. No Recife, a região metropolitana trouxe mudanças como a 91.3 FM de Olinda (estava no formato religioso/gospel e sem nome fantasia definido, mas fecha o ano como Top Gospel FM) e a chegada de emissoras em São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Destaca-se ainda a entrada da Excesso FM 102.1 (popular/hits).
Em Goiânia, duas redes nacionais chegaram ao dial no segundo semestre: Nativa FM 103.7 (popular/sertanejo-romântica) e Rádio Mix FM 106.1 (jovem/adulto-pop). A entrada da Rádio Mix gerou impactos adicionais, como a migração da Bons Ventos FM 107.3 (popular/sertaneja) para um novo canal e a chegada da Rádio Mania FM 89.1 (popular/hits) na região metropolitana, ainda em implantação. A frequência 88.9 FM permanece indefinida.
Vale destacar que 2025 promete muitas novidades. No Rio de Janeiro, estão previstas as estreias da Band FM 91.1 (popular/hits) e da Novo Tempo FM 95.7 (religiosa/evangélica), além dos impactos da migração AM-FM. Outras capitais, como Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO), também estão na lista de novas autorizações para FMs vindas do AM. Manaus (AM) deve inaugurar 2025 com a chegada da Nativa FM 105.1, que já figurou na contagem de 2024 devido à sua expectativa.
Relacionadas:
> Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Velho estão na lista de novas migrantes AM-FM para 2025
> Redes impactam mercados de diferentes portes em 2024 e já anunciam novidades para 2025
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
+ Confira o Mapa da Atualização do tudoradio.com, que lista em detalhes as mudanças percebidas nos dials
Estação Primeira FM, sintonizada em 85.3 FM de Curitiba (PR). Rádio foi uma das novidades em 2024 / crédito: tudoradio.com
Como nos anos anteriores?
> Panorama: Rádio FM observa mudanças em 20 das 27 capitais brasileiras em 2023
> Panorama: Rádio FM conta com mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2022
> Panorama: Rádio FM registra mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2021
> Curiosidade: Rádio FM teve mudanças em 23 das 27 capitais brasileiras em 2020
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.