Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010 @ 14:02
Rio de Janeiro – Mais emissoras vão mudar de frequência em 2010
Mais informações sobre o mercado de rádio do Rio de Janeiro. Após a alteração de frequência da Melodia FM 97.5 (antes a rádio operava em 97.3 FM), outras FMs tradicionais da capital fluminense deverão apresentar mudanças em seus canais. As alterações já estão publicadas no sistema de dados do plano básico de radiodifusão da Anatel, agência nacional que fiscaliza e regulamenta o rádio brasileiro.
A líder no segmento adulto contemporâneo, JB FM 99.7, deverá deixar sua frequência e migrar para 99.9 FM, possibilitando o surgimento de uma nova rádio no Rio de Janeiro que irá operar em 99.3 FM, dado que também já consta no sistema da Anatel (a 99.3 FM será administrada pela Empresa Brasil de Comunicação S/A, sendo uma concessão educativa). As características técnicas da JB FM permanecerão as mesmas e a rádio não deverá ser prejudicada com a mudança em relação a sua audiência.
Outra rádio que também vai mudar de frequência é a atual Nossa Rádio FM 89.3, emissora que vai pular para 89.5 FM. O antigo canal que já transmitiu a rede adulta Nova Brasil FM de São Paulo também não deverá enfrentar problemas significativos nessa transição, situação que será vivida pela JB FM e recentemente aconteceu com a evangélica Melodia FM.
Ainda não foi divulgada uma data definitiva para essas mudanças que deverão ocorrer ainda em 2010. O Rio também aguarda o inicio das transmissões da Rede Senado, na frequência 105.9 FM. Em breve mais informações sobre o rádio carioca.
Clique aqui e veja a configuração atual do FM carioca
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.