Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2025 @ 11:49

Grupo GC2 adquire emissoras próprias da Transamérica e amplia atuação na radiodifusão

São Paulo – Informação foi divulgada nesta segunda-feira (3) pelo jornalista Lauro Jardim; Transamérica confirma o acordo

Publicidade

Atualizado às 22h16 - O jornalista Lauro Jardim publicou em sua coluna no jornal O Globo desta segunda-feira (3) que o Grupo GC2 (Grupo Camargo de Comunicação, dos empresários Neneto e João Camargo) adquiriu as emissoras próprias da Rede Transamérica, consolidando ainda mais sua presença no setor de radiodifusão brasileiro. Segundo a informação, o grupo assumiu a operação de todas as emissoras próprias da Rede Transamérica, que pertenciam anteriormente às herdeiras do banqueiro Aloysio Faria. A rede é reconhecida por sua forte atuação em transmissões esportivas, especialmente no futebol. Em contato com o tudoradio.com, Fabio Faria, gestor da Transamérica, confirmou que a assinatura do contrato ocorreu hoje (3). Os empresários do GC2 também se manifestaram a respeito.

Segundo Jardim, a aquisição foi formalizada na sexta-feira, dia 31 de janeiro, e agora aguarda a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser concluída. Caso seja aprovada, a transação reforçará a expansão da família Camargo no setor, que já detém outras importantes emissoras, como a Rádio Disney FM 91.3, Alpha FM 101.7 e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, todas sediadas em São Paulo. 

Chama a atenção o crescimento da escala operacional do GC2 com a incorporação da nova rede, ampliando sua atuação própria para além de São Paulo. O processo de expansão de suas atividades foi iniciado com a aquisição operacional da Rádio Disney FM 91.3, ocorrida em 2022Vale ressaltar que o CG2 já administra duas das maiores audiências do rádio paulistano, a Alpha FM e a 89 FM A Rádio Rock.

De acordo com informações apuradas pelo tudoradio.com, existe a possibilidade de manutenção da marca Transamérica, porém com uma série de atualizações para reposicionar a rádio no mercado. Também há expectativa de um novo posicionamento do GC2 no setor, já que a entrada da nova rede deverá fortalecer significativamente suas presenças digital e no dial.

Empresários falam sobre a aquisição

O empresário João Camargo, presidente da CNN Brasil e controlador da Esfera, destacou a importância estratégica da aquisição da Rede Transamérica para o Grupo GC2. Em entrevista ao Brazil Journal, veículo parceiro do grupo em coluna na Alpha FM, ele afirmou que a operação é superavitária e que a Transamérica possui uma audiência fiel, especialmente durante as transmissões esportivas. Camargo enfatizou a intenção de manter o foco no segmento esportivo, aproveitando a presença de Eder Luiz, um dos principais locutores esportivos do país, para fortalecer ainda mais essa área.

Neneto Camargo, irmão de João e também empresário do setor, reforçou a visão otimista sobre o futuro do rádio. Ele mencionou que, apesar das transformações na mídia e do crescimento dos podcasts, o rádio mantém uma audiência sólida, especialmente nas capitais com alto fluxo de trânsito. Neneto destacou que a Transamérica já possui uma posição consolidada, mas acredita no potencial de crescimento da audiência e do faturamento por meio da diversificação da programação e atração de novos anunciantes.

A família Camargo vê na aquisição da Transamérica uma oportunidade de expandir seu portfólio de mídia e fortalecer sua presença no mercado de radiodifusão. João Camargo ressaltou que a transação amplia os ativos de mídia sob seu comando, alinhando-se à estratégia do grupo de investir em veículos com audiência cativa e potencial de crescimento.

Vale lembrar que, além da Transamérica FM 100.1 de São Paulo, as demais emissoras proprias da rede são: Transamérica FM 101.3 do Rio de Janeiro, Transamérica FM 100.1 de Brasília, Transamérica FM 88.7 de Belo Horizonte, Transamérica FM 100.3 de Curitiba e Transamérica FM 92.7 do Recife.

E, nos anos anteriores, a rede chegou a negociar outras duas FMs próprias: em 2024 a Transamérica FM 100.1 de Salvador foi adquirida por empresários ligados ao Grupo Aratu (resultando na Antena 1 FM 100.1, inaugurada em agosto passado) e a Light FM 95.1 de Curitiba (antiga Transamérica Light, adquirida em 2021 pelo empresário Amarildo Lopes, que implantou a CBN FM 95.1).

A informação da compra da Transamérica também foi divulgada pela CNN Brasil, canal de notícias que tem João Camargo na presidência. O empresário, ao lado de seu irmão Neneto Camargo, são os responsáveis pelo GC2. E a própria CNN foi parceira de conteúdo da Transamérica entre 2020 e 2023.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Informação foi divulgada nesta segunda-feira (3) pelo jornalista Lauro Jardim; Transamérica confirma o acordo

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.