Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 16 de Março de 2025 @ 10:43

Jornalista Salomão Ésper morre aos 95 anos em São Paulo

São Paulo – Ícone do radiojornalismo brasileiro, Ésper trabalhou por mais de 70 anos no rádio, a maior parte deles na Rádio Bandeirantes

Publicidade

O jornalista e advogado Salomão Ésper morreu neste domingo (16), aos 95 anos. Com mais de 70 anos de carreira no radiojornalismo brasileiro, Salomão ficou conhecido por apresentar o Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes de São Paulo, por mais de 40 anos, entre 1978 e 2019, quando completou 90 anos. A cerimônia de despedida será neste domingo (16), entre 13h e 17h, no Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal 376, na Bela Vista, em São Paulo.

Em São Paulo, Salomão começou na Rádio Cruzeiro do Sul, em 1948, por meio de um concurso. Passou uns meses na Rádio Record, onde apresentou Repórter Esso por alguns meses. Quatro anos depois foi para Rádio América, que pertencia ao Grupo Bandeirantes, empresa da qual ocupou o cargo de superintendente por muitos anos. Em 1978, juntamente com José Paulo de Andrade, apresentou o Jornal da Bandeirantes Gente, na Rádio Bandeirantes, o sucessor de "O Trabuco", do saudoso Vicente Leporace, falecido em abril do mesmo ano.

O jornalista Salomão Ésper deixou o programa Jornal da Bandeirantes Gente em outubro de 2019, quando se aposentou. Por mais de 41 anos ele apresentou a atração, uma das mais longevas do rádio brasileiro.

A notícia da morte de Salomão Ésper causou grande comoção entre os profissionais do rádio nas redes sociais. A Rádio Bandeirantes FM 90.9 FM 86.3 de São Paulo veiculou um especial contando a história do jornalista durante o programa Domingo Esportivo.

Assista um especial da AESP com Salomão Ésper, na série especial Ícones do Rádio, transmitida em 2020. Clique aqui.

Diversos profissionais lamentaram o falecimento do jornalista. Entre eles, o jornalista Elmo Francfort, do Museu Brasileiro de Rádio e TV (MBRTV). O profissional publicou uma nota de pesar.

Veja abaixo na íntegra:

Hoje a radiodifusão brasileira está de luta. Nos deixou Salomão Ésper. Foram 95 anos bem vividos desse radialista que, desde os tempos da Rádio América, foi uma referência na história do Grupo Bandeirantes. Salomão ainda passou antes por outras emissoras, como a Cruzeiro do Sul, Piratininga e foi presença constante, principalmente, na Rádio e TV Bandeirantes. 

Corinthiano, o filho mais notável de Santa Rita do Passa Quatro (SP) foi, acima de tudo, GENTE - nome do radiojornal que por décadas esteve a frente na RB ao lado de seu amigo inseparável: José Paulo de Andrade, que tomaram a missão de dar continuidade do horário do tradicional O Trabuco, de Vicente Leporace, falecido naquele 1978. 

Quem conheceu Salomão Ésper com certeza teve o privilégio de ter por perto um ser humano do alto do melhor bom humor, preocupado com a saúde de todos a seu redor, principalmente pelo bem estar e a boa informação para que todos vivessem felizes. O homem dos “Rs” corretos, inteligência que marcou a história de todos nós, radiodifusores. Foi ele mestre de cerimônia da inauguração da TV Bandeirantes, em 1967, e realizador da última entrevista de Elis Regina, em 1982, no Jogo da Verdade, programa que comandava na TV Cultura. 

A nós coube o privilégio de sua última entrevista, no depoimento realizado para o acervo do MBRTV em 2024. Acima de tudo cabe ainda todas as homenagens não ao Salomão Ésper, profissional, mas a nosso amigo do peito e sempre incentivador. Vá em paz, Salomão, há muitas histórias para contar agora num estúdio que o receberá na esfera celestial, no ansioso reencontro ao teu amigo Zé Paulo. Fica nossa solidariedade a todo Grupo Bandeirantes, aos colegas, familiares e fãs do nosso eterno Salomão.

Elmo Francfort
Diretor do MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) também lamentou a morte de Salomão Ésper por meio de nota de pesar:

A AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, com profundo pesar, lamenta a morte do grande
jornalista Salomão Ésper, ocorrido nesta data (16/03) na Capital de São Paulo.

Salomão Ésper foi uma voz marcante na comunicação brasileira, deixando um legado inestimável para o rádio e para o jornalismo. Sua
trajetória exemplar e dedicação à informação e à cultura inspiraram gerações de profissionais e conquistaram a admiração e o respeito do
público.

Neste momento de despedida, a AESP se solidariza com os familiares, amigos e colegas de profissão de Salomão Esper, expressando nossos mais sinceros sentimentos e reconhecendo sua valiosa contribuição à radiodifusão e à sociedade paulista e brasileira.

Que sua memória permaneça viva em nossos corações e sua história continue a inspirar futuras gerações de comunicadores.

Luiz Arthur Abi Chedid
Presidente

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) também emitiu nota de pesar lamentando a morte de Salomão Ésper:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com grande pesar, a morte do radialista Salomão Esper, ocorrida neste domingo (16), em São Paulo (SP).

Com mais de 70 anos dedicados à radiodifusão, Salomão Esper teve destacada atuação na Rádio Bandeirantes, onde esteve à frente de tradicionais programas da emissora. 

Salomão Esper deixa um legado de profissionalismo e competência que será modelo para as futuras gerações. Neste momento de luto, a ABERT presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas do Grupo Bandeirantes.

Flávio Lara Resende
Presidente


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, luto, falecimento, Salomão Ésper, Rádio Bandeirantes, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.