Quarta-Feira, 26 de Março de 2025 @ 09:17
Florianópolis – Cerimônia ocorreu no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, na capital catarinense
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) divulgou nesta segunda-feira (24) os vencedores do 4º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, e contou com a presença de jornalistas, estudantes e autoridades do setor.
Realizado em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o prêmio reconheceu os melhores trabalhos jornalísticos produzidos no estado em sete categorias: Vídeo, Texto, Cooperativismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. Ao todo, foram mais de 200 trabalhos inscritos, avaliados por um júri composto por 33 profissionais de renome nacional. Desses, 21 chegaram à final.
A diretora do prêmio, Júlia Pitthan, destacou o papel da premiação como estímulo à produção jornalística qualificada. “O objetivo da premiação é valorizar os melhores trabalhos produzidos em Santa Catarina, avaliados por um júri que tem reconhecimento nacional. Queremos ser uma ferramenta de incentivo às reportagens de qualidade no estado”, afirmou.
Durante a cerimônia, a jornalista Sônia Bridi, repórter especial do programa Fantástico, foi homenageada pela ACI. Em seu discurso, ela alertou para os chamados "desertos de notícia", regiões do país com pouca ou nenhuma cobertura jornalística. “É na escuridão da informação que os maus feitos contra o povo, contra o cidadão, são praticados. É papel do jornalismo profissional acender um foco e botar uma luz em todos os cantinhos de todas as instâncias do poder, de todas as instâncias da sociedade”, destacou.
Jornalista Sônia Bridi participou da cerimônia - Foto: Divulgação
A presidente da ACI, Déborah Almada, reforçou a importância da valorização do jornalismo como instituição. “Precisamos estar atentos à sobrevivência do jornalismo como atividade, seja em grandes empresas como em pequenas iniciativas. Entre os finalistas da premiação, temos veículos de ambos os perfis, mostrando que é possível fazer bom jornalismo dentro ou fora das grandes redações”, declarou.
Também presente no evento, o deputado estadual Mário Motta (PSD), ex-apresentador do ‘Jornal do Almoço’, destacou o papel essencial da imprensa para a democracia. “Continuem, por favor, cumprindo esse papel maravilhoso de contar para uma parte da sociedade o que a outra fez, o que a outra fará”, disse.
Os trabalhos premiados dividiram um total de R$ 92 mil em premiações. A organização contou com uma comissão especial formada pelos jornalistas Edgar Gonçalves, Rosemeri Laurindo e João Pedro Alves. O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, celebrou a qualidade dos trabalhos apresentados. “A imprensa catarinense está de parabéns e hoje nós estamos aqui para prestigiar o resultado de um ano inteiro de trabalho realizado por vocês”, afirmou.
O evento contou ainda com apoio do CREA-SC e da Fetrancesc. Os troféus entregues aos primeiros colocados foram desenvolvidos pela FabLab Campeche e pela Pronto 3D, da Faculdade SATC.
Com informações da ACI
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.