Sexta-Feira, 28 de Março de 2025 @ 16:42
São Paulo - Projeto inclui a realização de seminários presenciais, com transmissões ao vivo, em cidades estratégicas como Belém, São Paulo e Rio de Janeiro
Os veículos de comunicação do Grupo Globo - Rede CBN, Valor Econômico e O GLOBO - anunciaram nesta semana o lançamento do projeto multiplataforma “COP 30 Amazônia”, iniciativa voltada à cobertura ampliada e aprofundada dos principais temas ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, prevista para novembro deste ano, em Belém (PA). Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos assuntos prioritários da pauta climática brasileira, o projeto inclui a realização de seminários presenciais, com transmissões ao vivo, em cidades estratégicas como Belém, São Paulo e Rio de Janeiro.
Além disso, os três veículos vão publicar matérias especiais, análises, conteúdos multimídia e suplementos dedicados à COP 30 ao longo do ano. Segundo Maria Fernanda Delmas, diretora da redação do Valor Econômico, o projeto visa preparar o público para acompanhar de forma qualificada a cúpula internacional. “A COP 30 é uma conferência extremamente complexa, profunda e relevante. Exatamente por isso, não pode ser tratada como um único evento. A intenção do Valor, do GLOBO e da CBN é apresentar todo o desafio das mudanças climáticas com o mosaico mais variado possível de fontes, de estudos e de visões”, afirmou.
O diretor de redação de O GLOBO, Alan Gripp, destacou o impacto global das discussões que ocorrerão na COP 30. “São pautas que passam tanto pelas inundações no Rio Grande do Sul no ano passado quanto pelos incêndios na Califórnia neste ano. É nosso papel fazer a melhor cobertura possível da conferência e oferecer temas e ideias para ajudar no debate público”, declarou.
Já Pedro Dias Leite, diretor nacional de jornalismo da CBN, reforçou a importância de uma abordagem conjunta e contínua. “O objetivo da cobertura da CBN, do GLOBO e do Valor é mostrar toda essa importância. A ideia é trazer matérias, análises, opiniões e dados que ajudem nosso leitor e nosso ouvinte a entender e se relacionar com esse conteúdo da melhor maneira possível.”
O projeto COP 30 Amazônia conta com patrocínio de JBS e Vale, apoio do Governo do Estado do Pará e parceria institucional do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.