Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 31 de Dezembro de 2006 @ 01:45 @ 01:45

Breve retrospectiva radiofônica de 2006

São Paulo – Um breve balanço sobre as principais rádios do país em 2006. O que mudou, quem cresceu, quem estacionou e outros detalhes de curiosidades
Publicidade
O Tudo Rádio.com realiza hoje um breve resumo sobre as mudanças e curiosidades nas principais emissoras do Brasil em 2006. Faltaram algumas rádios, mas você pode saber um pouco mais de todas as emissoras brasileiras procurando notícias em nosso arquivo. Digite "Gazeta" na pesquisa, por exemplo, e acompanhe as notícias sobre a rádio paulistana .

Qualquer erro o radionauta pode reportar clicando aqui.


89 FM – O ano de 2006 é para ser esquecido para os ouvintes da antiga programação da 89. A emissora deixou de ser “A Rádio Rock” e passou a apostar no “pop” em junho. A mudança na logomarca da rádio, atrelada com a nova programação comandada por Waguinho, deu uma nova cara para a emissora que é tradicional no dial paulistano. A nova fase da emissora provocou mudanças na Rede Rádio Rock: Campinas e Sorocaba adotaram a nova programação da 89. As retransmissoras em Santos e Vitória permaneceram com a programação voltada ao “rock” (Santos manteve a mesma programação e logomarca). Já as emissoras no Rio de Goiânia deixaram a rede. A emissora prevê um grande crescimento em sua audiência a partir do primeiro semestre de 2007.

975 FM - A emissora manteve os bons resultados nas pesquisas de audiência de São José dos Campos em 2006.

98 FM – A emissora mineira enfrentou no inicio do ano uma briga com a Mix de Belo Horizonte. O problema era a utilização do nome de seu festival pela concorrente. Tudo resolvido, a 98 realizou mais uma edição do Pop Rock Brasil, mas dessa vez com atrações internacionais de peso.

Alpha – A emissora local paulistana que opera no segmento adulto comemora os resultados da audiência em 2006. A rádio é líder com folga em sua área de atuação.

Antena 1 – Teve uma breve passagem pela região de São José do Rio Preto através de uma concessão de Ibirá. Conquistou seu espaço no litoral paulista através da afiliada 102.1 de Peruíbe, atingindo com força a Baixada Santista. Em termos de audiência a radio corre atrás da Alpha em São Paulo, mas permanece com boa audiência em todo o país, sendo a maior rede adulta.

Atlântida – A emissora gaúcha sofreu mudanças importantes em 2006. Em agosto a rádio anunciou a chegada de uma fase mais “pop” na Rede Atlântida. As alterações ocorreram no primeiro dia de setembro, visando a briga pelo público jovem nos maiores mercados sulistas, onde a Jovem Pan 2 leva vantagem. No número de retransmissoras, a Atlântida permanece com suas 13 emissoras próprias da RBS.

Atual - Nasceu no primeiro semestre de 2006. Surgiu após mudanças na Apollo FM. A rádio está investindo em sua equipe, contratando locutores de peso para crescer em 2007.

Band FM –  O ano de 2006 não foi muito positivo para a Band FM. Começou perdendo afiliadas para a Transamérica Hits no Ceará. Depois houve uma recuperação ao conquistar regiões estratégicas como praças no interior paulista, Caxias do Sul (RS) e Campos dos Goytacazes (RJ). Perdeu Brasília para a Mix. Em termos de audiência a rede está sofrendo em São Paulo, ocupando a oitava posição. Já nas demais praças da rede, a audiência vai muito bem, assim como faturamento.

Bandeirantes – Sofreu com a queda da torre da retransmissora FM 90.9 da Grande São Paulo. A rádio já recuperou sua estação e viu sua rede crescer. A Bandeirantes ganhou novas praças, com destaque para duas cidades catarinenses: Itajaí e Blumenau.

Bandnews – Ainda com problemas para firmar sua audiência, porém está sendo um produto muito bem aceito no segmento. Ainda está crescendo. Em 2006 conquistou logo em janeiro a capital paranaense em 96.3 FM. Em 2007 a rede pretende alcançar Campinas e Santos.

Brasil 2000 – Transamérica Hits? Não! Bandsports FM? Também não. A Brasil 2000, após muitas especulações, permaneceu rock mas abandonou seu nome, mencionando apenas a freqüência da estação em sua programação. Em 2007 a rádio poderá sair do ar e dar espaço ao novo projeto da MTV.

CBN – O ano foi marcado pela estabilidade. Muitas emissoras da CBN, inclusive as retransmissoras próprias da rede, investiram na Internet, disponibilizando seus áudios aos internautas. Destaque para a criação do G1 (portal de notícias da Globo, apoiado pelas produções da CBN) e pela audiência da rede conquistada em São Paulo, Campinas e outros centros.

Difusora – A emissora de Ribeirão Preto sofreu com os danos em sua torre devido a um temporal em 2006. A emissora recuperou o seu sinal e segue firme no público jovem de Ribeirão Preto (SP). A nova logomarca da emissora passa a ser conhecida em toda a região.

Educadora – A emissora de Campinas continua como líder geral no Ibope, mesmo mantendo sem alterações a sua programação jovem. O quadro de humor “Os Dedes” da Educadora passa a ganhar espaços em outras emissoras paulistas, inclusive na 89 de São Paulo.

FM O Dia – A emissora manteve em 2006 a liderança geral na região metropolitana do Rio e na capital. Programa de “funk carioca” da emissora passou a ser transmitido para duas FMs, uma em Brasília e a outra em Porto Alegre.

Globo FM – Ano feliz para a Globo FM. Depois do triste fim da Globo FM nos 92.5 do Rio em 2005, a emissora recupera o fôlego montando uma rede via-satélite. A rádio conquistou duas praças paranaenses (Curitiba em 93.9 e Maringá nos 97.9) e planeja sua estréia em Campinas a partir de 2007.

Jovem Pan 2 – O ano de 2006 foi muito positivo para a rede da Jovem Pan 2. A rádio alcançou a liderança no segmento jovem de várias cidades, inclusive capitais, mas perdeu a liderança  em São Paulo para a Mix em novembro. Novas emissoras estrearam na rede, como Cuiabá, Ipatinga, entre outras. Em 2007 a rádio pretende atingir Ponta Grossa (PR), Aracaju (SE), mas vai perder o segundo maior mercado para a Mix em janeiro (a Pan deixa o Rio onde opera em 102.1).

Kiss – Estabilidade no ar. A Kiss continua com uma boa audiência em São Paulo e aproveita o buraco deixado pelo fim da fase rock da 89 em São Paulo. A emissora também estreou a programação local da retransmissora de Campinas. O problema é que a CBS tirou a Kiss do ar em Brasília.

Metropolitana – A rádio tem que comemorar. O ano de 2006 significou a consolidação da Metropolitana no segmento jovem, onde a rádio alcançou em alguns períodos a liderança geral no segmento, além de manter no encalço da Jovem Pan e da Mix em São Paulo.

Mix – A rede está em festa. Em 2006 a Mix conquistou as seguintes praças: Petrópolis, Brasília, Belo Horizonte, Lençóis Paulista (centro do estado), Santos e Manaus. A projeção é de crescimento para 2007, com a chegada da rede ao Rio de Janeiro e Maceió, além de outras cidades. A Mix também comemora a liderança no público jovem em São Paulo.

Nossa Rádio – A rede evangélica do missionário R.R.Soares também tem motivos para comemorar. A emissora alcançou o interior gaúcho, além de abrir uma nova retransmissora em Teresina.

Nova Brasil – A rede ficou estável, porém a emissora se mantém firme na briga pela audiência no público adulto. A emissora está colada na Antena 1 em São Paulo.

Oi FM – A rede da operadora de telefonia móvel cresceu em 2006 e seu principal feito foi a conquista de uma emissora na segunda maior cidade brasileira: Rio de Janeiro. Ela entrou na história ao tirar do ar a Cidade FM 102.9.

Pop Rock – Outra rede jovem que virou um grande problema para a Atlântida. Em 2006 a rede da Ulbra permaneceu estável em sua rede e manteve sua boa audiência em toda Grande Porto Alegre, incomodando a Atlântida que ainda corre atrás do prejuízo. A Pop Rock busca crescer mais para alcançar a Jovem Pan 2.

Rádio Globo – A emissora popular do Sistema Globo continua crescendo. Conquistou novas emissoras do sul e mantém as demais afiliadas de forma estável.

Rede Aleluia - Um fenômeno de crescimento nos últimos anos. Conquistou praças importantes como Cascavel, Franca, entre outras. Atualmente a rádio é transmitida em duas freqüências em algumas praças brasileiras.

Scalla – O que marcou a Scalla em 2006 foi a volta por cima em São Paulo. A emissora era transmitida com sinal fraco para a capital pelos 100.5 Mhz. Agora, a Scalla está no ar pelos 92.5 FM, sinal forte em toda a cidade.

Transamérica – A portadora Pop da rede (segmento jovem) tem motivos para comemorar em 2006. A rádio passou a investir mais na capital paulista, apesar de ainda estar estável no Ibope (longe das concorrentes). A emissora retornou a Belo Horizonte (88.7), além de conquistar uma emissora no interior mineiro e outra em Boa Vista. Já a Hits (popular) cresceu muito, com várias emissoras novas no Ceará, outras em Santa Catarina e São Paulo. A única baixa foi Patrocínio Paulista (região de Franca). A Light (portadora adulta) se aventurou em Linhares (Espírito Santo), mas já encerrou suas transmissões na cidade.

Tropical – A rádio investiu pesado em São Paulo, chegando a formar uma equipe esportiva. O ano de 2007 promete para a emissora.

Tupi – Manteve sua rede estável, além de várias mudanças de freqüência na região de Jundiaí. Em termos de audiência em São Paulo, a rádio permaneceu a maior parte do ano na liderança, mas perdeu o posto recentemente para a Nativa e depois para a Transcontinental.

Venenosa – Uma nova aposta para o segmento jovem. A rockeira Venenosa nasceu para ser uma rede via-satélite com sede no Rio de Janeiro. A estréia da emissora foi na cidade de Rio Bonito (RJ) em 90.9, no mês de setembro. Em 2007 a rádio já estará operando em Uberlândia (MG) e Goiânia (GO).


Saiba mais sobre as redes clicando aqui!

Toda a equipe do Tudo Radio.com deseja a todos os radionautas um feliz 2007! Em janeiro teremos muitas novidades no mundo radiofônico. Confira a partir do dia 2 de janeiro!


Equipe Tudo Rádio.com – 31/12/2006
redacao@tudoradio.
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.