Segunda-Feira, 26 de Maio de 2025 @ 19:03
Brasília - Profissionais da radiodifusão dos dois países debaterão temas como desinformação, economia digital e liberdade de expressão
Os preparativos estão em andamento para mais uma edição do Seminário Franco-Brasileiro de Rádio e Televisão. O evento será realizado no próximo dia 2 de junho em Paris, na França, e reunirá autoridades, empresários e profissionais do setor. A ação é promovida pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), em parceria com a Embaixada do Brasil na França e a AIR (Associação Internacional de Radiodifusão).
A iniciativa amplia o ciclo de debates internacionais organizados pela ABERT, que já contou com edições anteriores em Lisboa, Brasília, Madri e Washington. Entre os nomes confirmados para esta edição estão o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, e Marie-Christine Saragosse, diretora-geral da France Médias Monde.
Também participam do encontro Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Grégory Philipps, editor-chefe do Grupo TF1 LCI, Benoit Tournebize, diretor-geral da RMC/BFM, Martin Ajdari, presidente da ARCOM (Agência de Regulação do Audiovisual da França), e Cristiana Camarate Silveira Martins Leão Quinalia, conselheira da Anatel. A programação do seminário inclui discussões sobre temas centrais para o setor, como “Diretrizes para a Governança das Plataformas Digitais”, “O novo cenário de competição na indústria de mídia”, “Os desafios da liberdade de expressão na economia digital” e “Economia digital e desinformação: desafios do jornalismo profissional”.
O sociólogo francês Dominique Wolton, especialista em Ciências da Comunicação, será o responsável pela palestra de encerramento, com o tema “Desinformação e desafios da sociedade moderna”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site oficial da ABERT: abert.org.br/francobrasileiro.
Com informações da ABERT