Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025 @ 06:50

Mercado publicitário dos EUA cresce e reforça expectativa positiva para o segundo semestre

São Paulo - Crescimento nas receitas digitais e avanço de anunciantes locais beneficiam o rádio; publicidade segue resiliente mesmo diante das incertezas econômicas

Publicidade

O mercado publicitário norte-americano iniciou o terceiro trimestre em alta, sinalizando um possível fortalecimento dos investimentos no segundo semestre. Segundo levantamento da Guideline (Standard Media Index), os gastos com publicidade cresceram 4,4% em maio na comparação com o mesmo período de 2024, superando os 3,4% registrados em abril. O avanço é puxado, principalmente, pelo desempenho fora do grupo dos maiores anunciantes — segmento que tem peso significativo para veículos como o rádio, já que cerca de 80% da receita do meio vem das vendas locais. Outro fator relevante é o crescimento da receita digital das emissoras de rádio, que, segundo projeção apresentada no NAB Show 2025, já representa quase um quarto do faturamento total do setor nos Estados Unidos.

A recuperação dos investimentos ocorre em meio a um cenário de incerteza econômica, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente. Ainda assim, a publicidade segue resiliente. “A atividade econômica está correlacionada com o crescimento da publicidade, mas não é necessariamente o fator causador”, analisou Brian Wieser, da Madison and Wall. “O setor está apresentando desempenho positivo apesar do cenário econômico atual, e não por causa dele.”

Diante desse novo cenário, Wieser revisou sua projeção e agora estima crescimento de 6% para o mercado publicitário dos EUA em 2025. Já a Magna prevê um volume recorde de US$ 398 bilhões em investimentos no próximo ano, alta de 4,6% na comparação anual. A WPP Media também projeta um avanço robusto, com crescimento estimado em 5,6%. “Mesmo com um cenário global instável, a publicidade se mostra resiliente”, apontou a empresa em relatório recente.

Os dados da Guideline mostram que os anunciantes fora do top 10 ampliaram seus investimentos em 9,6% durante o mês de maio, na comparação anual. Esse avanço é especialmente promissor para o rádio, onde aproximadamente 80% da receita publicitária vem do mercado local. Já os dez maiores anunciantes voltaram a investir após retração em abril, mas com uma alta modesta de 0,4%.

O relatório destaca ainda que a publicidade digital segue como principal motor de crescimento. Os investimentos nesse segmento subiram 11,4% em maio, compensando uma queda de 10,5% registrada nos meios tradicionais — como rádio, TV, mídia impressa e out-of-home. Com isso, a participação do digital no total investido subiu para 72%, um ponto percentual acima do registrado no início do ano.

Receita digital ganha protagonismo nas emissoras de rádio

O avanço da publicidade digital tem impacto direto no meio rádio, especialmente diante da transformação digital observada no setor. Segundo dados apresentados durante o NAB Show 2025, a receita digital das emissoras de rádio dos Estados Unidos deverá representar 23% do faturamento total do setor em 2025, o que consolida a importância das estratégias multiplataforma. O número reforça a necessidade de integração entre o conteúdo linear e os canais digitais — como streaming, podcasts e redes sociais —, ampliando as oportunidades comerciais das estações em meio à evolução do mercado publicitário.

O U.S. Ad Market Tracker da Guideline é baseado em dados reais de compras de mídia faturadas — incluindo rádio — feitas por grandes agências e seus clientes. Produzido pela Standard Media Index (SMI), o estudo cobre rádio, televisão, digital, impresso e mídia externa, refletindo cerca de 95% dos investimentos das principais marcas nacionais dos Estados Unidos.


Índice mensal de investimentos publicitários nos EUA em todos os meios, com base em dados reais de compra de mídia de grandes agências e grupos de comunicação. O índice considera TV, OTT, digital, out-of-home, impresso e rádio, refletindo aproximadamente 95% dos gastos com marcas nacionais. Valor base 100 = média mensal de 2017. / Fonte: Guideline Spend / SMI Core 2.0 (2017 - atual).

Relacionadas:
> NAB Show 2025: Receita digital das rádios cresce e já representa quase um quarto do faturamento total nos EUA
> Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos
> Estudo aponta que rádio preenche lacuna deixada por TV e internet em alcance publicitário
> Rádio amplia sua presença no digital e mira receita de US$ 11 bilhões até 2030 nos EUA
> Estudo aponta que anúncios de rádio motivam ações e atraem consumidores mais valiosos para marcas
> Áudio digital e inteligência artificial: principais lições da NAB Show 2025 nos Estados Unidos

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Inside Radio

Tags: rádio nos EUA, publicidade digital, Guideline, Standard Media Index, mercado publicitário, NAB Show 2025, receita digital do rádio, investimentos em mídia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.