Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 15 de Julho de 2025 @ 09:13

Ministério das Comunicações publica novos avanços na migração AM-FM em três estados

Brasília - Cinco emissoras localizadas nos estados de São Paulo, Ceará e Pará tiveram novos avanços publicados no processo de migração da faixa AM para o FM

Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta semana novos extratos relacionados ao processo de migração de emissoras da faixa AM para o dial FM. Nesta etapa, cinco rádios situadas nos estados de São Paulo, Ceará e Pará avançaram no procedimento, que tem como foco a modernização da radiodifusão sonora e a melhoria na qualidade de áudio para os ouvintes.

No estado de São Paulo, duas emissoras foram contempladas. Em Votorantim, na Grande Sorocaba, a Rede Aleluia, que opera como Rádio Manchester AM 1520, passará a atuar em 91.5 FM, com classificação de canal Classe C. Já em Itapetininga, a Rádio Clube AM 900 migrará para a frequência 106.5 FM, como Classe B2.

+ Levantamento: Brasil passa a marca de 1.160 migrantes AM-FM ativas no dial FM neste começo de julho

No Ceará, outras duas emissoras tiveram seus processos de migração divulgados. Em Santa Quitéria, a Rádio Itataia AM 890 foi autorizada a operar no dial FM em 94.9 MHz, com classe B2. Já em Ubajara, a Rádio FM Serrote Ltda., que nunca chegou a operar efetivamente em AM, terá sua migração do canal AM 1080 para o FM 103.3, também como Classe B2.

No Norte do país, o estado do Pará teve um avanço na migração com a Rádio e Televisão Belo Monte Ltda., localizada no município de Senador José Porfírio. A estação, cuja outorga inicial era para AM 1470, passa agora para 101.3 FM, com classificação de canal Classe C. Assim como o caso cearense de Ubajara, a rádio paraense também não chegou a operar na faixa AM.

O processo de migração AM-FM segue sendo uma das principais políticas públicas do MCom voltadas à modernização do setor de radiodifusão, ampliando a cobertura e melhorando a experiência de sintonia para os ouvintes em todo o país.

Confira aqui as últimas notícias publicadas pelo tudoradio.com sobre a Migração AM-FM

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Com informações do Ministério das Comunicações e colaboração de Pedro Santana

Tags: migração am-fm, ministério das comunicações, rádios do ceará, rádios de são paulo, rádios do pará, radiodifusão, tudoradio

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.