Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025 @ 13:09
Brasília - Entidade reúne veículos de rádio, TV, jornais, portais e revistas potiguares e deve atuar na defesa da comunicação regional
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, esteve nesta segunda-feira (14) no Rio Grande do Norte para participar da cerimônia de posse da primeira diretoria do MidiaCom — Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte. A nova entidade nasce com o objetivo de representar os principais veículos de comunicação do estado, tendo atuação estratégica na promoção e defesa da mídia regional e nacional.
Durante o evento, o ministro destacou a importância do MidiaCom em um cenário de transformações tecnológicas e sociais. “Como primeiros diretores do MidiaCom, vocês enfrentam o desafio de estruturar a entidade e garantir que ela inicie sua trajetória com solidez. Ao mesmo tempo, têm a oportunidade de conferir a ela uma identidade, uma marca que começa a se consolidar a partir desta fundação”, afirmou.
Frederico apontou ainda que a criação da entidade é especialmente relevante diante de temas emergentes como a inteligência artificial aplicada à produção audiovisual e o combate à desinformação. Segundo ele, os avanços tecnológicos impõem novos desafios, mas também oferecem oportunidades que exigem discussão e definição de diretrizes por parte do setor.
O ministro reforçou também o papel da comunicação como setor estratégico para o país. “As emissoras potiguares, além de levarem informação e entretenimento a milhares de lares, também são fundamentais para campanhas educativas, integração social e para o fortalecimento da identidade nordestina no cenário nacional”, declarou.
Foto: Peter Neylon/MCom
Na ocasião, o ministro também citou ações do Governo Federal em curso no estado. Entre elas, o avanço da cobertura 4G em 133 localidades de 61 municípios potiguares, com investimento de R$ 243 milhões e impacto previsto para mais de 55 mil moradores. Ele também mencionou a Infovia Potiguar, projeto de conectividade com 2 mil km de cabos de fibra ótica, que promete levar internet de alta velocidade a 20 cidades do interior.
Outro destaque foi o projeto da TV 3.0, que o ministro classificou como a maior revolução da história da televisão aberta no Brasil. A iniciativa, segundo ele, deve permitir transmissões com qualidade de imagem em 8K, som imersivo e interatividade. “Nossa expectativa é que a Copa do Mundo de 2026 já conte com transmissão em TV 3.0”, concluiu.
Com informações do MCom