Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025 @ 13:16
São Paulo – Profissional se destacou na área pela atuação na 89 FM A Rádio Rock, entre outros trabalhos
A revista Billboard Brasil lançou recentemente o especial "Locomotivas do Rock", iniciativa que homenageia 100 nomes que impulsionaram a trajetória do rock brasileiro. A seleção reúne artistas, bandas e profissionais ligados ao meio musical e radiofônico, reconhecendo o papel essencial que desempenharam na construção e consolidação do gênero no país. Entre os nomes destacados está Luka Salomão, locutora da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo, lembrada por sua longa trajetória na emissora e por seu impacto no cenário da música jovem.
Luka iniciou sua carreira em 1996 e, posteriormente, passou a integrar a equipe da 89 FM, onde se tornou um dos principais nomes da estação. Durante o período em que a rádio esteve fora do formato rock, trabalhou ao lado do produtor Rick Bonadio, no estúdio Midas, e retornou com a volta do projeto rock da emissora. Em 2019, foi eleita “melhor radialista do Brasil” no prêmio Women’s Music Event.
Em conversa com a redação do tudoradio.com, Luka disse que ficou emocionada ao saber da indicação. “Eu fiquei emocionada, de sair lágrima mesmo. Fiquei muito grata pela Billboard, pela Rádio Rock e pelo público que também ama rock. Sem dúvida, um reconhecimento que, para mim, vai ser inesquecível”, destacou a locutora.
Card da locutora Luka - Imagem: Billboard Brasil
Outros nomes do rádio
O meio rádio contou com outros influenciadores. Um deles foi a jornalista Mylena Ciribelli, que iniciou sua atuação no rádio em dezembro de 1982, integrando a equipe da Fluminense FM, conhecida como “A Maldita”. Mylena fez parte da primeira geração de locutoras da emissora, em um período no qual poucas mulheres ocupavam posições no microfone do rádio musical brasileiro. Posteriormente, migrou para a televisão.
O especial também homenageia Luiz Antonio Mello, responsável por transformar a Fluminense FM em um dos principais polos de difusão do rock alternativo no Brasil. O jornalista e radialista implementou a proposta da “Maldita” em março de 1982, formatando uma grade voltada às novidades do rock, incluindo lançamentos nacionais e internacionais que chegavam até em fitas demo. Luiz Antonio Mello faleceu em abril deste ano.
Outros nomes históricos também fazem parte da lista, como a DJ e radialista Sonia Abreu, que atuou na programação da extinta Rádio Excelsior e foi uma das precursoras da discotecagem e da popularização da world music no país, e Big Boy, ícone da Rádio Mundial e responsável por ações emblemáticas como tocar pela primeira vez “Let it Be”, dos Beatles, no Brasil. Big Boy também foi pioneiro ao promover bailes de soul e funk na zona norte do Rio. Ele faleceu em 1977, aos 33 anos.
Veja também:
> Rádio é fundamental para manter músicas por mais tempo nas paradas de sucesso, indica a Billboard