Sábado, 26 de Julho de 2025 @ 12:14
São Paulo - Audiência elevada, criatividade temática e constância na veiculação são fatores-chave para o sucesso de ações sazonais; iniciativas locais no Brasil reforçam essa tendência
A proximidade das festas de fim de ano segue como uma das principais oportunidades para campanhas publicitárias no ambiente de áudio, especialmente para marcas que iniciam sua comunicação antes da Black Friday. Um estudo recente da Audacy, baseado em uma ação veiculada entre outubro e dezembro nos Estados Unidos, aponta resultados expressivos na lembrança de marca e intenção de compra com o uso de spots temáticos voltados ao período natalino. A campanha, voltada a um e-commerce, registrou uma elevação de +5,2 pontos em lembrança espontânea da marca, +2,9 pontos em favorabilidade e um aumento de +5,7 pontos na intenção de compra. O público de 35 a 44 anos apresentou desempenho ainda mais elevado, com um crescimento de 6,2 pontos neste último indicador.
Os dados reforçam a força do áudio publicitário em momentos de grande apelo emocional e comercial. Mais de 80% dos entrevistados avaliaram os spots como atraentes, informativos e relevantes. Elementos sonoros festivos, como sinos e passos na neve, geraram aumento de 26% na lembrança e intenção de compra. A Audacy destacou também a importância da frequência: quanto maior o número de exposições ao longo da temporada, maior o engajamento com a marca, sem sinais de desgaste — especialmente no ambiente de podcasts.
Além disso, dados internacionais da Edison Research apontam que o rádio AM/FM responde por mais de 65% do consumo de áudio com publicidade nos EUA, mesmo em um cenário de crescimento de podcasts e streaming. A liderança se mantém entre diferentes faixas etárias e reforça o papel da mídia como canal estratégico para ações sazonais. Outro levantamento mostra que o rádio segue isolado na liderança entre os meios de áudio com anúncios, inclusive entre o público jovem.
O levantamento da Audacy ainda destaca boas práticas para campanhas no áudio digital e tradicional durante as festas de fim de ano: iniciar cedo, manter consistência durante todo o período, adotar elementos sonoros que remetam ao clima natalino e combinar diferentes formatos de veiculação.
No Brasil, o comportamento do consumidor e o calendário do varejo também indicam antecipação nas compras natalinas, o que pode impulsionar ainda mais o uso estratégico do rádio e do podcast como ferramentas de conexão com o público. A expectativa é de que mais emissoras locais ativem conteúdos especiais e que agências explorem a força emocional da temporada para ampliar o alcance e a performance de suas marcas.
Relacionadas:
> Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos
> Dados reforçam a força do rádio no alcance, audiência e retorno sobre investimento publicitário
> Mercado publicitário dos EUA cresce e reforça expectativa positiva para o segundo semestre
> Rádio mantém ampla liderança no consumo de áudio com publicidade nos EUA
> Estudo aponta crescimento do interesse de anunciantes locais por áudio digital e podcasts
Ilustração / tudoradio.com
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do Radio Ink e da Audacy