Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025 @ 09:08
Brasília - Ex-presidente comandava estatal desde dezembro de 2023, indicado pelo ex-ministro Paulo Pimenta
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, entregou nesta segunda-feira (5) seu pedido de demissão ao ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira. Indicado ao cargo pelo ex-ministro Paulo Pimenta, Lima vinha enfrentando desgaste político desde a mudança no comando da Secom, em janeiro, e já havia sido alvo de tentativas de substituição. Em carta, ele agradeceu ao governo e se colocou à disposição para colaborar com a transição.
> “Apresentei hoje ao Ministro o meu pedido de demissão. Estou à disposição do Ministro para a transição com o sucessor que ele definir. E confiante no sucesso do governo do presidente Lula. Que siga mudando a vida do povo brasileiro para melhor”, escreveu Jean Lima.
A passagem de Jean Lima pela presidência da EBC teve início em dezembro de 2023, quando foi indicado ao cargo pelo então ministro da Secom, Paulo Pimenta, de quem é próximo. À época, Lima ocupava a direção-geral da estatal e assumiu a presidência no lugar do jornalista Hélio Doyle, exonerado após fazer publicações com críticas a apoiadores de Israel nas redes sociais.
Presidente da EBC, Jean Lima, pede demissão do cargo — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Com a troca de comando na Secom, ocorrida em janeiro deste ano, quando Pimenta foi substituído por Sidônio Palmeira, o clima de instabilidade se intensificou na EBC. Jean Lima e Sidônio Palmeira nunca mantiveram uma relação próxima. Filiado ao PT do Distrito Federal, Lima sempre foi associado ao grupo político de Paulo Pimenta.
Desde que assumiu a Secom, Palmeira tentou substituir Jean Lima por um nome mais alinhado a seu perfil. Em fevereiro, chegou a convidar Flávio Gonçalves, atual diretor-geral da TV Educativa da Bahia e servidor de carreira da própria EBC, para a presidência da empresa. Gonçalves, no entanto, recusou o convite, o que manteve Lima no cargo até o anúncio oficial de sua saída nesta segunda-feira.
Ainda não há confirmação oficial sobre quem assumirá a presidência da EBC.
Com informações do O Globo