Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2025 @ 13:08
São Paulo - Presidente dos Estados Unidos volta a criticar emissoras tradicionais e sugere que redes como ABC e NBC percam suas licenças por viés político
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar grandes redes de televisão norte-americanas, ao afirmar que emissoras como a ABC e a NBC News “deveriam perder suas licenças” devido à cobertura que considera desfavorável aos conservadores. A declaração foi publicada nesta segunda-feira (25), por meio da rede social Truth Social.
Segundo Trump, as emissoras fazem parte do que chamou de “braço do Partido Democrata” e são “tendenciosas e falsas”, classificando-as como “uma verdadeira ameaça à nossa democracia”. Ele concluiu a publicação dizendo: “Eu seria totalmente a favor disso”, em referência à revogação das licenças de operação das redes.
O posicionamento ocorre em meio a disputas judiciais do presidente com grupos de mídia. Em julho, Trump fechou um acordo de US$ 16 milhões em um processo contra a CBS News, pouco antes da aprovação da fusão entre a Paramount Global (controladora da CBS) e a Skydance Media. Na sequência, outro acordo, de US$ 15 milhões, foi firmado com a ABC em um caso de difamação.
O tema também ganhou respaldo de Brendan Carr, atual presidente da FCC (Comissão Federal de Comunicações) e integrante do Partido Republicano, que já iniciou investigações sobre programas de diversidade, equidade e inclusão da Comcast, controladora da NBCUniversal. A ABC, por sua vez, pertence à Disney.
Trump defende revogação de licenças de emissoras de TV - crédito imagem: depositphotos.com
A ofensiva contra a NBC não é nova. Em 2017, durante seu primeiro mandato, Trump já havia sugerido a perda de licenças da emissora, após a veiculação de uma reportagem que indicava que o então presidente teria solicitado o aumento do arsenal nuclear do país — algo que ele negou.
Apesar dos ataques à mídia, pesquisas recentes apontam alta taxa de desaprovação de seu governo. Levantamento conduzido pelo instituto The Economist/YouGov, entre os dias 15 e 18 de agosto, revelou que 56% dos entrevistados desaprovam a forma como Trump conduziu sua presidência, contra 40% de aprovação. A pesquisa ouviu 1.568 pessoas e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Veja também:
> Trump assina decreto para cortar financiamento federal da NPR e PBS nos Estados Unidos
> Donald Trump emite ordem executiva para encerramento da operação da Rádio Voz da América
Com informações da Band.com.br