Sábado, 20 de Setembro de 2025 @ 10:08
Brasília - Rede pública de comunicação terá estúdios dedicados na Blue e Green Zones e estrutura técnica inédita para cobrir o evento climático global
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai operar como emissora anfitriã da COP 30, evento que será realizado em novembro deste ano, em Belém (PA). Para isso, a estatal deu início à maior mobilização técnica e editorial de sua história, com foco na cobertura multiplataforma da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, reunindo profissionais, equipamentos e estruturas para transmissões nacionais e internacionais. Na área da radiodifusão, a operação terá como destaque a implantação de estúdios de rádio e TV, tanto na Blue Zone (espaço reservado para as negociações oficiais), quanto na Green Zone (ambiente com acesso ampliado ao público e imprensa).
Na Blue Zone, a EBC instalará estúdios de rádio com 16 metros quadrados e de TV com 25 metros quadrados, voltados ao atendimento da imprensa credenciada. Já na Green Zone, será implantada uma estrutura exclusiva de aproximadamente 100m², que contará com estúdios de rádio e TV, camarim, sala de descanso, almoxarifado e sala de reuniões.
O conteúdo gerado pela EBC será distribuído por meio de um moderno sistema de IPTV, com mais de 330 pontos de exibição, operando com 15 canais simultâneos em tempo real, além de transmissões via satélite. A cobertura inclui ainda a geração de mais de 42 sinais simultâneos, a partir de 26 câmeras em HDTV e cerca de 120 câmeras PTZ, com destaque para as plenárias que terão transmissão em UHD 4K. Os sinais de mais de 36 salas de eventos paralelos e reuniões oficiais serão centralizados em um Master Control Room (MCR) montado exclusivamente para a COP 30.
Imagem: EBC
Segundo a estatal, a estrutura técnica será operada por mais de 300 profissionais e permitirá uma ampla cobertura por veículos públicos e comunitários. A EBC integra ainda esforços com órgãos como a Secretaria Extraordinária da COP 30 (Secop), Casa Civil, Secom e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Como parte das ações editoriais, a EBC firmou neste mês um acordo de cooperação com a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), que fortalece a parceria entre a TV Cultura do Pará e a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A proposta inclui o compartilhamento de conteúdo e a valorização das vozes amazônicas, com produção jornalística local durante a COP 30.
Com informações da Agência Brasil