Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025 @ 19:01
Brasília - Iniciativa conjunta reúne universidades e veículos públicos da América Latina para formação acadêmica em comunicação pública
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participou, por meio de seu diretor-geral, Bráulio Ribeiro, do lançamento da Cátedra Latino-americana de Mídias Públicas e do Diploma em Mídias Públicas na América Latina. A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira (25), em evento online que reuniu representantes de veículos públicos, universidades e centros de pesquisa de diversos países da região.
A cátedra e o programa de formação são fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA) e a Associação de TVs Públicas e Culturais da América Latina (TAL), da qual a EBC faz parte. A proposta tem como foco o fortalecimento da comunicação pública na América Latina, aliando intercâmbio acadêmico e experiências práticas do setor.
Durante a cerimônia, Bráulio Ribeiro destacou a importância da iniciativa no contexto atual da comunicação pública latino-americana. “A formação para a obtenção de um diploma em mídias públicas é uma oportunidade de qualificação e de formação de novos dirigentes, gestores e produtores nessa área, em um intercâmbio de experiências práticas e reflexões teóricas”, afirmou.
O executivo também enfatizou o papel estratégico da comunicação pública para a democracia e o desenvolvimento da sociedade. “Esta iniciativa é vital não apenas para os veículos públicos em si, mas também para o nosso futuro, com base na democracia e no respeito à ciência. Que nossas sociedades possam, portanto, compartilhar de um futuro em que o bem comum seja a base de uma nova ordem mundial”, acrescentou.
Com início previsto para março de 2026, o Diploma em Mídias Públicas na América Latina terá duração até julho do mesmo ano e será ministrado totalmente em formato virtual. O curso é voltado a profissionais e gestores de emissoras públicas, estudantes, pesquisadores e interessados em políticas de comunicação.
EBC integra lançamento do Diploma em Mídias Públicas e da Cátedra Latino-americana de Mídias Públicas - Foto: Divulgação/EBC
Ao longo de cinco módulos temáticos, o programa abordará temas como audiências, modelos de gestão, estética e formatos de conteúdo, além de práticas regionais em mídias públicas. O cronograma inclui ainda um módulo final dedicado à elaboração de um Trabalho Integrador Final (TIF), com participação de docentes de diversos países latino-americanos.
Os diplomados estarão aptos a atuar em processos de pesquisa, gestão e avaliação de mídias públicas, além de prestar assessoria e realizar diagnósticos em diferentes contextos comunicacionais. A direção acadêmica do curso está a cargo da docente e produtora Jésica Tritten, com apoio de um comitê composto por especialistas da UBA e da TAL.
Além de Bráulio Ribeiro, o comitê acadêmico conta com a participação de Adriano de Angelis, gerente de Projetos e Conteúdos Regionais da EBC.