Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025 @ 11:28
Brasília - Estreia da rede controlada pelo Grupo Norte de Comunicação marca nova fase nacional e inclui a inauguração da Liga Borborema FM em Campina Grande (PB)
O Grupo Norte de Comunicação (GNC) estreia oficialmente nesta sexta-feira (10), a partir das 12h (no horário de Brasília) a Rede Liga FM, projeto de rádio com proposta nacional (substituta da Rede Norte FM) que terá como emissora líder a Liga FM 101.7 de Brasília (DF). A nova rede nasce com forte presença nas regiões Norte e Nordeste do país e aposta em um modelo de afiliação voltado à valorização de emissoras regionais em todo o território nacional. A estreia da rede é marcada também pela inauguração da Liga Borborema FM 103.5 de Campina Grande (PB), estação que anteriormente operava sob a marca Borborema FM e agora integra oficialmente a estrutura da Liga FM.
Além da unidade paraibana e da sede em Brasília, outras emissoras próprias do grupo também passam a compor a rede desde o seu lançamento, entre elas a Liga FM 103.3 de João Pessoa (PB), Liga FM 99.7 de Boa Vista (RR) e a Liga FM 95.1 de Manaus (AM). A operação será expandida de forma gradual com a inclusão de novas estações e afiliadas em diferentes regiões.
De acordo com Elton Bittencourt, diretor executivo nacional do GNC, o lançamento da rede representa um novo momento para o grupo, que passa a operar em formato de rede nacional com foco regional. “A marca Liga FM foi criada para conectar todos os cantos do Brasil, sem abrir mão da identidade local das emissoras”, destacou o executivo.
A capital amazonense será um dos principais polos de crescimento da nova rede. A operação local contará com a integração de quatro novas emissoras, além da previsão de entrada de três estações via Serviço de Retransmissão de Rádio (RTR). Transmissores com potência de 10 kW já foram entregues em Manaus e João Pessoa, restando apenas a instalação de itens complementares. O grupo prevê implantar até 20 afiliadas no Amazonas por meio do sistema RTR.
Estúdio da Liga Borborema FM - Foto: Divulgação
Para o presidente do grupo, Sérgio Bringel, a Rede Liga FM nasce com o propósito de dar visibilidade às rádios regionais e fortalecer parcerias locais. “O Grupo Norte nasceu para dar voz à Amazônia e ao Brasil profundo. Agora, levamos essa missão a todo o país, com uma marca que se liga com o Brasil”, afirmou Bringel.
A programação da Rede Liga FM será gerada a partir da base localizada em Brasília, mas todas as praças contarão com horários locais, garantindo a presença do conteúdo regional de cada afiliada. Outro diferencial do projeto está no modelo de afiliação: não há cobrança de taxa de utilização da rede e as afiliadas contarão com condições comerciais diferenciadas em termos de comissão e inserções.
A estruturação da rede está sob responsabilidade de Adriano Guimarães, profissional com passagem por importantes redes nacionais. O objetivo do GNC é consolidar um modelo de expansão sustentável, que conecte diferentes regiões do Brasil com uma proposta editorial unificada, respeitando as características locais de cada emissora.