



Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025 @ 19:09
São Paulo - Narrador era conhecido pelas transmissões dedicadas à Portuguesa e pelas décadas de atuação no rádio esportivo paulista
O narrador esportivo Sebastião Benedito Sodate, conhecido no meio rádio como Paulo Sodate, morreu na madrugada desta sexta-feira (10), aos 70 anos. Conhecido no meio radiofônico como “Explosão”, o profissional construiu uma longa trajetória em emissoras da Grande São Paulo e do interior, sendo amplamente reconhecido pela cobertura da Associação Portuguesa de Desportos, clube do qual era torcedor declarado.
Com início de carreira nos anos 1980, Paulo Sodate se destacou por sua atuação na Equipe Líder, uma das primeiras formações radiofônicas especializadas na cobertura de um único clube. Foram mais de três décadas dedicadas à Lusa, com passagens por rádios paulistanas como Super Rádio, Rádio Capital, Tropical FM, entre outras. Ele venceu o Prêmio ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) de melhor narrador de rádio em duas oportunidades: 2015 e 2016.
Mais recentemente, também atuava pelas redes sociais, especialmente através do projeto Sodate News, fundado em 2017, onde transmitia jogos e atualizações diárias sobre o clube do Canindé. O profissional também teve passagem pela Rádio Difusora de Jundiaí, onde cobriu partidas do Paulista Futebol Clube na Série B do Campeonato Brasileiro e também no Campeonato Amador da cidade, substituindo temporariamente o locutor Marcelo Tadeu.
Internado desde o último dia 28 de setembro em São Bernardo do Campo, Sodate havia passado por um procedimento médico para a colocação de um marcapasso. A informação foi divulgada por colegas de imprensa e confirmada por familiares.
A Portuguesa, através de suas redes sociais, lamentou o falecimento do comunicador:
“A Portuguesa SAF lamenta profundamente o falecimento do radialista e narrador Paulo Sodate, na madrugada desta sexta-feira (10), aos 70 anos. O ‘Explosão’, como era carinhosamente conhecido, acompanhou de perto a Lusa nas últimas décadas, sempre levando emoção aos torcedores rubro-verdes através de suas inesquecíveis narrações. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos.”
O velório está sendo realizado nesta sexta-feira (10), até às 22h, e no sábado (11), das 8h às 10h, no Cemitério Congonhas (Rua Ministro Álvaro de Sousa Lima, 101 – Jardim Marajoara, São Paulo/SP – CEP: 04664-020).



